X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Vivo e Mozilla apostam no Boot to Gecko para ganhar o espaço dos featurephones


Vivo e Mozilla reuniram a imprensa hoje, em São Paulo, para falar mais do Boot to Gecko, codinome do novo sistema operacional móvel que pretende diminuir a distância que hoje separa featurephones de smartphones a preços em conta, tudo movido pelos super poderes do HTML5. Apesar das boas intenções, ele suscita a pergunta: ainda há espaço para mais um sistema móvel?

O Brasil será palco da estreia do Boot to Gecko, que segundo as duas empresas chega no final do ano ou começo de 2013. Feito todo em HTML5, inclusive seus apps, a promessa é trazer agilidade e “links entre apps” para celulares, coisa que se vê hoje na web mas é relativamente incomum em plataformas móveis — hoje, no máximo você se loga em apps usando o do Facebook e dispara emails do Gmail/Mail.app clicando em links de outros apps; espera-se, portanto, algo mais profundo no B2G. Pelo que disse Gary Kovacs, CEO da Mozilla, os apps funcionarão também nos navegadores de outros sistemas, tornando-os nativamente multiplataforma.

Tudo indica que a Vivo entrou na jogada para driblar as exigências cada vez mais pesadas das fabricantes de dispositivos. Tendo o seu, ela apita e pode vendê-lo da forma e pelo preço que quiser. Sendo agora uma “empresa de Internet”, quanto mais poder ela tiver nessa seara, melhor.

Mas engana-se quem acha que o Boot to Gecko vem para brigar com iPhone e Galaxy S. O projeto mira nos Nokia com Symbian e S40 e não é à toa: para a turma de Espoo, é a linha Asha que impulsionará a empresa para o próximo bilhão de celulares. Ou seja, é um segmento que, embora longe dos holofotes e fora da pauta dos sites e comunidades de tecnologia, vende muito. Com hardware mais limitado, preço em conta e os apps que todo mundo quer — joguinhos, Twitter, Facebook e YouTube —, no papel o plano faz algum sentido.

Problema: está tudo muito cru ainda e as informações-chaves para ver o B2G nas lojas ainda não foram reveladas. Quem produzirá? Quantos modelos serão? O preço será baixo, mas qual exatamente? O que se sabe de outros eventos passados é que a Qualcomm, que já ensaiou lançar seu próprio sistema móvel, o Brew MP, está na jogada para cuidar do hardware. Estranho foi, tendo um papel tão importante nessa equação, ninguém ter falado nela durante a apresentação de hoje.

Há pelo menos dois grandes desafios para que o B2G vingue: convencer desenvolvedores a escreverem ou portarem seus apps para a web e encarar a concorrência ferrenha. Além dos Symbian/S40, o Android chega a preços cada vez mais baixos em aparelhos como LG Optimus One e Samsung Galaxy 5. No fim das contas isso tudo pode beneficiar o consumidor, desde que a experiência seja minimamente satisfatória — afinal, pode ser super barato, mas se não for agradável e funcional, de nada vale, certo? [ZTOP, IDG Now!]

EbptEYHsrXA

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot