Considerada a ferramenta que dá base ao grande sucesso de sites como o The Verge, SB Nation, Curbed e Vox, o Chorus, CMS da Vox Media, pode chegar ao mercado em breve. A notícia pode ser assustadora para o WordPress, que atualmente monopoliza o mercado, por conta das lendas de que o Chorus seria a ferramenta perfeita para gerenciar conteúdo.
Uma postagem recente sobre o ‘futuro do blog’, feita no The Verge pelo VP Editorial da Vox Lockhart Steele, dá a impressão de que o Chorus poderia nadar de braçada, já que ele concentra tanto a publicação e distribuição do conteúdo quanto moderação de comentários e interatividade social, métricas sobre produção, demanda, tráfego e acesso social, brand management e advertisement. Basicamente um combo perfeito para publicações online.
“Talvez o Chorus pudesse se tornar uma ferramenta para mais do que apenas nós, que estamos empregados na Vox Media, mas sim uma plataforma que transcenda as palavras nas formas que a Vox Media tem feito”,
tergiversa Steele, rodeando o tema e dando a entender que talvez a Vox possa transformar sua própria ferramenta em mais um produto. Afinal, se o Chorus foi um dos motivos pelos quais Ezra Klein deixou o Washington Post, por que outros jornalistas e profissionais de comunicação não teriam interesse em fazer uso dele, não é mesmo?
Em 2012, o TechCrunch fez uma matéria extensa, exaltando as benesses do Chorus em relação a outros sistemas de gerenciamento de conteúdo, e neste ano o NYT dedicou uma matéria ao CMS da Vox. Com todos esses elogios, dá mesmo vontade de testar a ferramenta. Só espero que ela não seja algo como unicórnios: míticos, mágicos e impossíveis de ter na sua empresa.
Em todo caso, é bom o WordPress ficar esperto.
Leia também:
A coragem da Vox na tentativa de um novo modelo de jornalismo ‘explicativo’
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie