Primeiro representante da mais nova geração de consoles que deverão chegar às lojas nos próximos anos, o Wii U já está a venda em alguns países, enquanto as futuras encarnações de seus rivais existem apenas em rumores. Assim, o novo console da Nintendo também tem a honra de ser o primeiro representante da próxima geraçãode ser destrinchado e dissecado pelo pessoal do iFixit.
Fixado por parafusos (viu, Apple?) o corpo plástico do Wii U não apresentou qualquer resistência para ser aberto e revelar seus segredos interiores. Um detalhe curioso da construção do aparelho é uma espécie de gavetinha que abriga a bateria da CMOS, facilitando sua troca – manutenção que normalmente é rara em aparelho eletrônicos, mas que deve estar aí por algum motivo bem específico.
Uma vez aberto, chamou a atenção do drive ótico do aparelho, com 424 gramas, quase um terço do peso total do Wii U (1,5 kg). Em compensação, a robustez da unidade deve garantir “menor custo, operação mais silenciosa e robustez” do que uma unidade menor, aponta o iFixit.