X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Wikipédia segue perdendo editores e administradores


A Wikipédia é um daqueles sites que mostram do que a internet é capaz. Mas ela depende dos seus editores e, apesar de alguns serem bastante comprometidos, a triste realidade é que o projeto está ficando sem novos editores e admins.

O Atlantic esteve na Wikimania, a conferência oficial da Wikimedia, e diz que “a edição da Wikipédia por voluntários está em um longo declínio”. Eis os números.

Até 2007, subiu quase exponencialmente o número total de pessoas que realizam cinco ou mais edições na Wikipédia em inglês. Desde 2007, no entanto, o número vem caindo consistentemente, de 50.000 para apenas 30.000 este ano. O número de novos administradores também vem caindo: em 2007, em média, a Wikipédia em inglês ganhava 30 novos administradores por mês; ultimamente, ela recebe menos de cinco a cada mês.

Obviamente, a Wikipédia ainda tem muitos voluntários que a apoiam. Mas o trabalho exigido para manter o site está sendo dividido entre cada vez menos colaboradores. Pelo menos, a Wikimedia parece estar ciente do problema. Segundo o Atlantic:

A Wikimedia está planejando realizar teste beta de um novo editor WYSIWYG ainda este ano, para tornar mais fácil para novos autores entrar na legião Wikipédia. E ela está ajustando elementos de design para deixar mais claro a novos visitantes que a Wikipédia pode ser editada: é tão grande a onipresença do site que muitos usuários da web simplesmente não conhecem sua melhor função.

Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, promete um editor simplificado há quase um ano. Mas editar não é o único problema: manter as modificações no artigo é outro. Se o responsável pelo artigo não gostar do seu trabalho, ele pode revertê-lo sem cerimônias. A dificuldade – técnica e prática – em acrescentar novo conteúdo à Wikipédia acaba afastando usuários.

A briga por edições num mesmo artigo também pode ser um problema. Chamou a atenção o caso do verbete sobre Gilmar Mendes: o ministro “procurou a Wikipédia para reclamar da edição de seu perfil”, segundo a Folha. A página de discussão se tornou um debate acalorado, a edição do artigo foi trancada para usuários não-registrados, e a polêmica motivou trocas de elogios entre um eliminador da Wikipédia – que pode apagar conteúdo inadequado – e certo colunista da Veja.

A Wikipédia deve receber algumas mudanças nos próximos meses, e talvez vejamos novidades no Brasil, agora que a Wikimedia Foundation terá sede no país. Resta ver se isto será o bastante para manter a maior enciclopédia livre. [The Atlantic]

Imagem por pernillarydmark/Flickr

eb di
eb XPXKQaKlASU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot