X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Word of Mouth 2014


yolo

Artigo por Ana Laura Mello e Juliana Kataoka*

A cada ano, milhares de gírias e palavras nascem, mas apenas algumas têm força para morar na eternidade de um dicionário. Para ser o número #1 neste ENEM etimológico, a palavra tem de ser popular, ter originalidade — mesmo quando não for assim tão nova — e, principalmente, sintetizar o zeitgeist do ano que se encerra.

Em 2013, a escolha de “selfie” pela Oxford University Press não chegou a surpreender. Apesar de sua primeira menção datar de 2002, só no ano passado o termo caiu de verdade na boca da galera com um aumento de 17.000% no número de menções.

Selfie, na verdade, só é verbete porque somos ansiosos, inseguros e carentões. Por ação e consequência, viciados em nossos smartphones, de um jeito exibicionista, narcisista e individualista, só nosso. A popularização do termo traz um certo alívio. Ninguém vai te massacrar por postar uma selfie, não importa o tamanho do seu espelho ou da sua duckface.

Neste ano, a tag cloud linguística gira menos em torno do individual e mais do coletivo. Afinal, 2014 foi um ano de confronto, posicionamento e muito textão no Facebook.

Vivemos intensamente as manifestações, a Copa e as eleições. Pelo mundo, as pessoas ficaram apreensivas com o ebola, celebridades tiveram suas fotos devassadas e jogadas na rede. Uma negra foi escolhida a mulher do ano e uma garota paquistanesa defensora do acesso à educação levou o Nobel da Paz.

Bancando os videntes, tentamos imaginar as palavras, quatro em inglês e uma em português, com maior potencial de eternização nos dicionários do ano que está por vir.

1_ Feminism

O significante já existe, mas o significado precisa se atualizar. O feminismo não é o mesmo que aprendemos quando crianças, muito menos o mesmo do ano passado. Mais inclusivo, menos taxativo, a cada dia que passa somos surpreendidos com uma personalidade inesperada a sair do armário feminista.

Há dois anos, quem diria que Beyoncé iria samplear uma leitura de uma escritora feminista e jogar o ~adjetivo que nenhuma mulher deve querer se associar~ no telão?

2_ Shippar

Fruto de nossa obsessão por saber e falar da vida alheia, o termo shippar (ou shipping, em inglês) nasceu para que possamos dar nossas ~bençãos virtuais~ aos casais reais, fictícios ou imaginários. No Brasil, o maior momento do termo aconteceu no BBB14 quando os espectadores começaram a shippar o casal Clanessa e garantiu que uma das integrantes desse feud (panelinha) vencesse o reality. Recomendamos a leitura deste artigo que explica o conceito de forma memorável.

3_ YOLO

Sob o risco eminente de escassez de recursos, aquecimento global, o mundo como estamos acostumados pode acabar amanhã, começando pela água do seu banho. Surge daí uma ansiedade desesperada para fazer tudo o que não fizemos antes. Assim, a abreviação em inglês da expressão You Only Live Once — ~só se vive uma vez~ — se torna um moto de domínio público, o lema de uma geração.

4_ FAP

Com a guinada do feminismo, o sexismo ortodoxo se viu obrigado a responder. O termo fap, antes restrito ao público onanista, foi forçado goela abaixo para o público em geral com o fappening, ocasião em que fotos íntimas de celebridades se tornaram públicas. Este ano, você foi obrigado a saber, querendo ou não, o significado de fap.

5_ Miga

Para tristeza das inimigas e dos pessimistas, sediamos a “Copa das Copas”. Um evento esportivo com cerveja e gringos suficientes para unir o povo em uma verdadeira nação verde-amarela. Do dia para noite viramos todos amigos, mas como esse aqui é o ano do feminismo, viramos amigas.

Miga, na verdade, surgiu como uma forma de ridicularizar o jeito ~afetado~ de falar de algumas pessoas. Ou mesmo quando você entra em uma loja e a vendedora resolve fazer a íntima. Como qualquer história que quando repetida suficientes vezes se torna verdade, quem chamou muito de miga no Twitter, mesmo que de brincadeira, invariavelmente vai trazer o hábito para a vida real e, se não tomar cuidado, a sério.

As migas, assim como as selfies, antes hostilizadas, venceram a Copa do Mundo do vernáculo e caminham para serem aceitas e incorporadas à sociedade.

Não temos a expectativa de acertar a seleção do Oxford ou do Aurélio, mas tentamos ir além das gírias da internet, trazendo palavras que consideramos uma tradução livre do espírito do nosso tempo. E que tempo!

*Artigo por Ana Laura Mello, co-fundadora da Remix Social Ideas & Juliana Kataoka,  Coordenadora de Conteúdo na Remix Social Ideas

Imagem: Image of chalkboard sign with YOLO via Shutterstock

O post Word of Mouth 2014 apareceu primeiro em Startupi.

d CFyMIBWk

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot