X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Yossarian, um buscador que expande (ao invés de filtrar) resultados


O Google, um dos principais buscadores da atualidade, funciona da forma mais óbvia: dentro de um oceano de informações, ele filtra apenas aquelas que tem a ver com o que você procura. O modelo de ‘filtro’ funciona bem quando você quer reduzir o número de informações que quer ver, mas não é o ideal para quando você quer expandir as suas referências sobre um determinado assunto.

Alguns criativos já dominaram a busca a tal ponto de saber como fazer uma busca mais ampla para usar como referência, ou possuem lá seus murais no Pinterest e sites de inspiração favoritos para tentar ter um estalo diferente. E foi pensando nesse público que surgiu o buscador Yossarian.

yossarian-o-que-e

O Yossarian procura por metáforas ao invés de combinações perfeitas com a palavra procurada, o que é ideal para quem precisa ‘expandir’ um termo 

Seu algoritmo faz o possível para sair da bolha, buscando por metáforas do que você está procurando. Fortemente imagético, o Yossarian vai mostrar imagens que tenham algum tipo de conexão, mesmo que distante, com o termo que você quer ‘expandir’.

A ideia dos criadores desse buscador é sugerir imagens que possam levar a insights. A cada pesquisa, o Yossarian procura por metáforas linguísticas, ao invés de combinações perfeitas com a palavra procurada, o que pode ser ideal para quem está precisando dar um up na criatividade.

yossarian-como-funciona

Segundo a Initiative, uma empresa de estratégia de mídia do Reino Unido que está testando o novo buscador, o uso do Yossarian aumentou em 50 a 80% a criatividade dos seus funcionários, que passaram a utilizá-lo durante brainstorms, apresentações e soluções para negócios.

Criatividade, segundo o Yossarian

Criatividade, segundo o Yossarian

A escolha do nome ‘Yossarian’ é uma referência ao personagem principal do livro “Catch-22”, e reforça a ‘pegadinha’ (catch-22) do Google: ele é poderoso na hora de filtrar os resultados, mas dificulta pensar diferente do que todo mundo poderia pensar ao ter acesso ao Google. De certa forma, ele resolve um problema e traz outro, que é o vício em um mesmo tipo de resposta sempre.

Portanto, se você quer pensar diferente, vale a pena tentar ser ‘maluco’ com o Yossarian, nem que seja só um pouquinho.

cca b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

cca brainstorm d qjIDKrITs

cca wacrErUg

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo