X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Na Web

Oração de São Francisco aplicada ao empreendedorismo


Via RSS de Insistimento

Ouça este post, faça download do áudio ou baixe seu PDF.

Um dos poemas que mais gosto é a Oração da Paz ou Oração de São Francisco, muito conhecida pela maioria dos brasileiros, mesmo que sejam de outras religiões que não a católica. Ela é simples e perfeita e caiu como uma luva nesta hora em que estou delineando os tópicos-chave do meu próximo livro “Caminho Empreendedor“. Na última grande crise que vivi, onde procurei feito louco saber o que fazer da minha vida, investi bastante tempo refletindo sobre esta oração que se tornou uma espécie de norte em minha vida. Como ser empreendedor, receber reconhecimento e dinheiro do mundo, mas não se corromper pelo imediatismo das recompensas? Como ser idealista e carregar esse ideal por toda a vida dentro de si, encarando que estamos somente fazendo a nossa parte? Como equilibrar o mundo de fora com o mundo de dentro? Estas eram algumas questões que me fizeram refletir muito sobre minha vida e o papel desempenhado por nós empreendedores.

SENHOR, FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ
Existe algo maior que o nosso corpo, os nossos sentidos, a nossa personalidade. Seja um Deus personificado como nos diz a maior parte da cultura ocidental ou um Ser que envolve a tudo como diz a maior parte da cultura oriental. O fato é que existe algo maior que nós. Se aprofundarmos a questão, conseguiremos enxergar que nós, como pensadores, somos maiores que nós mesmos, pois enquanto a personalidade precisa experimentar para concluir o que está fora, precisamos apenas pensar e concluir algo sobre o que se passa dentro de nós. Se o Senhor está fora, dentro, no alto ou em toda a natureza não importa. O que importa é que possamos ser apenas os instrumentos Dele.

Essa paz nada mais é do que o equilíbrio perfeito das relações. É uma paz universal, um sentimento de acolhimento e respeito com as diferentes personalidades, que somem quando colocadas sob o olhar amplo das divindades que nelas habitam. Como haver paz no mundo externo se dentro de nós só há conflito, angústia e medo? Antes que possamos sair ao mundo proclamando a paz, que possamos nós, nos tornarmos instrumentos importantes para servir a própria paz. Sendo instrumentos, abdicamos da ilusão do nosso “poder” e nos oferecemos a algo maior, o Desejo de Paz, para sermos meros pincéis orientados pelo desejo Dele.

POIS É DANDO QUE SE RECEBE
Esquecendo de qualquer uma das posses que possuímos, fica a pergunta: O que de fato trazemos conosco? Cada vez que vamos a um lugar, conversamos com uma pessoa ou nos reunimos em família, as nossas posses podem iludir nossos olhos, mas só carregamos conosco aquilo que somos. Assim, doar-se inteiramento para outro ser humano é ainda mais mais valioso que alimentá-lo com um pedaço de pão. Imagine abdicar totalmente de si para dar-se ao outro que precisa daquilo que só você carrega dentro de si?

Toda pessoa possui talentos e só os verifica quando abre mão deles e os dedica ao próximo. Isso pode ser feito montando um negócio ou prestando um pequeno serviço. É preciso estar atentos e compreender que o nosso dever está perto de nós. Não é preciso viajar quilômetros para ajudar uma tribo de índios que passam fome. Tudo o que precisamos fazer é dar para quem está hoje ao nosso lado. Dedicarmos a nossa vida à família, aos nossos colegas, a nossos funcionários, a nossos fornecedores, a nossos clientes e receber mais para doar a eles.

Já percebeu que quanto mais amor você dá pra um filho, mas amor você tem pra dar? É uma fonte que não acaba! E se todos à sua volta virassem seus filhos?

E É MORRENDO QUE SE VIVE PARA A VIDA ETERNA
Só consegui andar quando morri. Morri para todo o status quo que pudesse me dizer que aquilo que pulsava dentro de mim como certo, estava errado. Não quis saber mais das bobagens ilusórias que nós mesmos criamos e comecei a focar na vida eterna, aquela que me coloca são e salvo das portas da morte. Enquanto vivemos nossas ilusões sentimos medo, culpa e angústia por não termos realizado alguma coisa. Porém, quando vivemos a nossa vida de verdade, quero dizer a vida eterna presente em cada momento, estabelecendo as nossas próprias regras e seguindo o nosso caminho, realizamos tudo todos os dias e não temos mais medo, culpa ou angústia da morte ou do que possa acontecer. Vivendo a nossa Verdade nos tornamos plenos e divinos.

Quem não tem nada, tem tudo. Quem tem tudo, não tem nada.

Ganhamos dinheiro, compramos carros, casas, fazemos viagens nacionais e internacionais. Colecionamos coisas e nos apegamos a elas. Como podemos perder uma dessas coisas e sentir como se perdêssemos um pedaço de nós mesmos? Como isto é possível? Não perdemos um braço ou uma perna, foi só um carro que foi roubado, nada mais.

Podemos comprar coisas e até mesmo parecer que temos tudo, mas só temos tudo quando enxergamos que este tudo nos é emprestado, para interpretarmos melhor o nosso papel e trabalharmos a nossa moral e ética. Quando olho em volta e vejo um computador, uma mesa, um carro, uma casa, enxergo verdadeiramente que tudo apenas me foi emprestado, não é meu de verdade. Em contrapartida sinto que tenho tudo. Tenho toda a inteligência da natureza e dos outros homens a meu dispor, todas as riquezas materiais e espirituais de todo o universo me servindo e toda a beleza das experiências da vida me provando e favorecendo o meu crescimento.

O saldo da minha conta bancária não tem a menor importância. No extrato online só existe um emaranhado de código HTML imprimindo números coloridos na tela. Aquilo não é meu e tampouco sou eu, tendo eu um milhão ou apenas um real na conta. Concluo que eu sou Tudo e sendo Tudo, também sou você, que agora me serve de espelho para eu poder enxergar alguma Verdade além da minha própria ignorância. Estamos trabalhando em parceria para crescermos juntos e conosco crescer toda a humanidade.

CAMINHO EMPREENDEDOR
Existe um caminho de empreendedor para alcançarmos a Paz que esta oração nos fala. Este caminho é o que estou me esforçando para galgar e através do meu próximo livro compartilhar com o mundo. Penso como São Francisco que pensava o seguinte:

Se eu não existisse, ninguém iria notar minha ausência; nem notaria a ausência de qualquer outro ou outra que existisse. Mas, antes de eu existir, Deus já me conhecia e amava; por isso me chamou à vida: sou criatura Sua. E como criatura Sua, dedico a Ele minha caminhada.

Vamos caminhando juntos. Sempre… estudando e observando nossos próprios passos dia após dia.

Oração de São Francisco aplicada ao empreendedorismo é um artigo do Insistimento escrito por Marcos Rezende

» Loja do Insistidor «

Já está no ar a nossa nova loja com novos produtos e a Revista do Insistidor disponível para compra.

http://loja.insistimento.com.br/

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot