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Para discutir o potencial das mídias sociais como modelo de negócios, o Social Media Week organizou um papo com algumas pessoas cujo foco de suas empresas girem em torno dessas plataformas. Participaram dessa conversa João Pedro Motta (@OficialJoao/Zuugy), Fabio Seixas (Camiseteria), Marcus Andrade (Guidu), Vivianne Rodrigues (Financial Times) e Rodrigo Junco (Lomadee) com a participação e moderação da Lalai (Remix).
O primeiro tema abordado foi o futuro das mídias sociais. Afinal, é uma bolha? Na opinião da maioria das pessoas, não. “As redes sociais é uma extensão da vida das pessoas. A própria web vai se tornar uma rede social. A tendência é tudo se integrar”, explicou Fábio. E, novamente, a ascensão da classe C e seu poder de consumo foi abordada como mais um incentivo a ser explorado no ambiente digital. “Do mesmo modo que as pessoas gostam de comunicar através delas, muitas também estão explorando esses canais para fazer compras”, explicou Rodrigo.
O ambiente colaborativo que essas redes proporcionam também foi outro atributo com forte potencial a ser explorado. No caso da Guidu, um guia cultural sobre bares, baladas, cinemas e restaurantes, explorou o conceito colaborativo para gerar um modelo de negócio 100% focado no conteúdo gerado pelo usuário. No mesmo molde, funciona a Camiseteria, que surgiu como uma rede social e explora os concursos para engajar seus fornecedores. “Isso gera uma motivação natural das pessoas de participar e nós entregamos ferramentas que possibilitem elas de participarem”.
“Marcas não precisam estar em todas as mídias sociais, mas naquelas em que seus negócios mais se encaixam”.