X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Na Web

Social learning como negócio


aaed ewikis

Que a web proporcionou novas formas formas de adquirir conhecimento, isso ninguém pode negar. Mas qual o potencial desse social learning como modelo de negócio? Com tanta informação disponível na web, será que existe quem pague por determinado material? Para discutir um pouco esse assunto com a gente, batemos um papo com Rodolpho Bernadoni, fundador do Ewikis, uma plataforma onde qualquer pessoa pode compartilhar conhecimento gerando renda. O resultado desse bate-papo você confere a seguir.

Ewikis
O Ewiks é um ambiente educacional auto-gerenciável onde qualquer pessoa ou empresa pode produzir, publicar e vender todo tipo de curso on-line, compartilhando conhecimento e gerando renda adicional. A idéia surgiu da necessidade que professores têm de se tornarem um pouco independentes das tradicionais instituições de ensino. Apesar de terem muito conhecimento acumulado, não tinham estrutura para compartilhar na web e ganhar dinheiro com isso. Ewiks é a ponte entre aqueles que querem aprender e aqueles que tem algo a ensinar.

Como funciona
O funcionamento é simples. Primeiramente, o autor do conteúdo produz seu curso através da ferramenta de autoria do site, criando também um anúncio para tal. Do outro lado, alunos buscam e comparam informações, interagem com os professores e compram o curso. A partir do momento que o professor confirma o pagamento do aluno, este recebe seus dados de acesso ao curso. Vale lembrar que o dinheiro vai diretamente para a conta do professor.

O diferencial
O grande diferencial do Ewiks é proporcionar uma ferramenta de autoria, onde se pode efetivamente produzir cursos on-line, juntamente com uma plataforma de negócios, na qual o professor pode monetizar seu conhecimento. Ewiks agrega diversos recursos para que as pessoas possam ensinar e aprender. O conteúdo pode ser compartilhado através de vídeo, áudio, animações, slideshow, imagens, documentos etc.

Para o aluno a principal vantagem é encontrar num só lugar grande variedade de cursos, temas e autores. Além disso, aprender através de uma ferramentas simples que foi construída com base nos novos hábitos de comunicação e interação entre pessoas, através da web. Para os professores, a oportunidade de divulgar seu trabalho, compartilhar conhecimento e ganhar dinheiro.

Planosc RodolphoEwik
As pessoas não pagam nada para publicar. Durante a fase beta (que deve durar até junho/11) o Ewiks não irá cobrar participação nas vendas. A partir de julho/11 os autores deverão pagar um percentual do valor total ao Ewiks, somente quando da venda do curso. Além disso, existirão planos corporativos com pacotes adicionais de ferramentas e outras vantagens. A utilização do sistema é e sempre gratuita. O professor não pagará nada adiantado. Se vender alguma coisa, pagará um percentual ao Ewiks. Se não vender, não tem débito nenhum.

O potencial
Imenso. Vale lembrar que Ewiks foi pioneiro no desenho deste modelo de negócio no Brasil. Em 2009 foi finalista do Desafio Brasil, competição de planos de negócio organizada pela FGV em parceria com a Intel, ocasião em que foi apresentado um protótipo do conceito de negócio. No mesmo ano, os fundadores da empresa apresentaram o conceito de marketplace educacional no TechCrunch50, em San Francisco. No ano de 2010 o conceito começou a crescer. Algumas empresas surgiram e estão crescendo muito rápido, como o Udemy. No Brasil existem poucas iniciativas, que também estão evoluindo – e isto é ótimo para o mercado!

Falando de social learning, nos últimos anos surgiram alguns modelos de negócio muito interessantes, que estão tendo muito sucesso. LiveMocha, EduFire e Grockit são exemplos disso. São plataformas em que pessoas ensinam pessoas, na maioria das vezes sem a interferência de uma instituição. Acreditamos que todas as pessoas têm algum tipo de conhecimento a ser compartilhado. O que buscamos fazer é proporcionar as ferramentas para que isso aconteça. Iniciativas de social learning já estão dando certo nos EUA, Europa e Ásia. No Brasil já está um pouco atrasado, mas temos mais potencial.

Por que pagar por um conteúdo
Existe muito dado e informação gratuita na web. Conhecimento é diferente. Um grande desafio do aprendizado, atualmente, é saber o que se deve estudar. Qual informação é relevante? É difícil responder. A idéia do Ewiks é proporcionar uma plataforma onde pessoas possam vender conhecimento. Vários cursos do MIT, por exemplo, podem ser acessados gratuitamente na web. Porém, para interagir com os professores, alunos e ter o certificado no MIT, o aluno paga caro. As pessoas pagam sim por conhecimento, seja pela relevância do conteúdo, pelo currículo do professor ou simplesmente por um certificado de qualidade.

Algo a acrescentar?
Nosso trabalho é utilizar a tecnologia a serviço da educação. Acreditamos no potencial da web para elevar o padrão educacional brasileiro e a competitividade das pessoas aqui. No segundo semestre iremos lançar nossa versão 2.0, dessa vez com algumas inovações interessantes!

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot