Você pode ser o seu pior inimigo. Aqui está como não prejudicar o seu caminho durante sua evolução
Se você é um empreendedor, freelancer, gestor, ou está subindo a escada corporativa, se tiver pensamentos negativos, acabará se tornando seu pior inimigo.
Sim, você precisa ter alguns inimigos em sua vida. No entanto, você não pode ser o seu próprio inimigo. Precisa ser o seu aliado.
Infelizmente, a maioria das pessoas dizem coisas ruins sobre si mesmos, mais até do que diriam sobre um amigo ou um estranho.
É bom prestar atenção em seu diálogo interior para que você saiba quando está sendo negativo, e então tomar as medidas para corrigir isso.
A boa notícia é que você está no controle total para alterar a maneira com que conversa consigo mesmo. Aqui estão algumas das coisas mais cruéis que fazemos a nós mesmos, e como parar de fazer isso.
#1. Se convencer que é pior do que você é
Se você é gordo, estúpido, preguiçoso ou qualquer outra palavra negativa, é melhor evitar essa linha de pensamento.
Em primeiro lugar, essas palavras transformam o que deveria ser um verbo, em um substantivo. Uma pessoa, por natureza, não pode ser gorda.
Usando o “eu sou” antes de qualquer pensamento negativo nos torna uma pessoa muito pior. Tente equilibrar, substituindo o “eu sou”, por “eu sinto”. Em seguida, faça um plano de ação para mudar, se necessário.
#2. Decidir que você não pode fazer algo antes mesmo de tentar
Há certamente coisas que a maioria das pessoas não pode fazer, como se tornar miss América aos 30 anos, casada e com 3 filhos.
No entanto, na maioria das vezes, assumir que não podemos fazer algo é uma maneira de dizer “isso é difícil”, ou “eu me sinto sobrecarregado”.
Se você acha que não pode fazer algo, tente perguntar a si mesmo, em primeiro lugar, se você realmente quer fazer isso.
#3. Pensar que todos têm uma vida melhor do que você
Se uma pessoa está recebendo seu PhD, casando, tendo filhos, viajando, ou ganhando promoções, o sucesso dos outros não tira seus méritos e realizações.
Todo mundo tem altos e baixos. Todos desejam coisas diferentes e colocam valores diferentes em realizações diferentes.
Evite comparar a sua vida com a de outras pessoas e se concentre no valor de sua própria jornada.
#4. Acreditar que você não tem tempo para alcançar os objetivos
Todo mundo tem as mesmas horas no dia. Na verdade, o tempo é um equalizador: todo mundo tem a mesma quantidade em 1 dia, e ninguém sabe quando os seus dias irão acabar.
Por isso, não dê desculpas para não fazer aquilo que quer fazer, ou para não fazer aquilo que não quer fazer.
Tudo que você precisa é aprender a gastar melhor o seu tempo.
#5. Fazer negócios impossíveis com você mesmo
Existem todos os tipos de negócios e promoções que fazemos com nós mesmos. Às vezes eles fazem sentido. Por exemplo, quando nós poupamos dinheiro para empreender.
Isso é o tipo de planejamento inteligente, com um objetivo final e uma data viável em mente. No entanto, algo como “perder 50 quilos para encontrar o amor verdadeiro” é algo totalmente ilusório e fora de propósito.
Você precisa ter propósitos e metas realistas, que reflitam seus esforços e que possam ser alcançados.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Negative Ways of Thinking You Need to Stop Today”, da Entrepreneur.