A competitividade saudável pode fazer bem aos negócios. Entenda a que ponto a tensão pode fazer bem aos negócios
Joshua Wolf Shenk, autor de “Power of Two”, fala sobre as vantagens de colaboração competitiva em um artigo para o The Atlantic.
Seu famoso exemplo são os Beatles Paul McCartney e John Lennon, que seria regularmente a resposta um para o outro de uma competição amigável de canções.
Quando Jonh escreveu Strawberry Fields, Paul voltou com Penny Lane. Paul observa que a concorrência fez os 2 melhores e melhores o tempo todo, e criou uma tensão criativa.
Apesar da tensão por causa da tensão, o trabalho era magnífico. Embora as sessões do White Album eram muitas vezes tenso e desagradável, eles produziram um álbum que está entre os melhores na história da música.
Produtor dos Beatles, George Martin descreveu a relação como “2 pessoas que puxam uma corda, sorrindo um para o outro e puxando o tempo todo com suas forças”.
Não só a concorrência cria tensão, mas suas personalidades contrastam entre si. Paul era meticuloso, diplomático e educado, enquanto que John poderia ser caótico, impaciente e rebelde.
Embora completamente diferentes, eles se complementavam perfeitamente. Como a primeira esposa de John Lennon, Cynthia observou:
John precisava da atenção de Paul aos detalhes e persistência. Paul precisava do pensamento anárquico e lateral de John.
Embora a tensão possa promover a produtividade criativa, lembre-se de cerca-la com o apoio suficiente e paixões compartilhadas.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Paul McCartney & John Lennon: Why Creativity Needs Tension”, do 99u.