Aprenda o verdadeiro sentido da venda e tudo ficará mais simples
Muitas pessoas – até mesmo aquelas que vendem para ganhar a vida – se sentem desconfortáveis quando estão vendendo, mesmo que estejam vendendo algo que gostem.
A razão porque as pessoas se sentem desconfortáveis é que elas estão cometendo o erro de pensar que vendas é uma atividade separada do que eles realmente gostam de fazer.
O que essas pessoas ainda não entenderam é que a venda é simplesmente aliar paixão com propósito.
A paixão é o que acontece quando você faz algo verdadeiramente interessado que te excita.
A paixão não tem nada a ver com as outras pessoas. De fato, os grandes artistas têm muitas vezes tanta paixão pela sua arte que não lembra das outras pessoas.
No entanto, quando você chama alguém para participar de qualquer coisa que lhe excita ou interesse, você está adicionando um propósito para a sua paixão.
Nesse ponto, se você realiza ou não o seu propósito, você está vendendo, porque a outra pessoa deve agora decidir se vai gastar o seu dinheiro em tudo isso que torna você animado e interessado.
Por exemplo, suponha que você tem uma grande ideia para um produto, e você adora falar sobre ele, e você gosta quando transforma essa ideia em realidade. Essa é a sua paixão.
Quando você diz a alguém sobre a sua ideia, ou mostra-lhes o protótipo, ou pede para que eles invistam na sua empresa, você está adicionando propósito à sua paixão.
Os empreendedores mais bem sucedidos nunca usam a venda como uma atividade separada e nem os vendedores mais bem sucedidos.
Se a sua paixão é por mudar o mundo ou simplesmente ajudar as pessoas, é a sua paixão que vai fazer a venda.
Isso não quer dizer que as habilidades de venda não existam ou não são valiosas. No entanto, técnicas de vendas são apenas maneiras de ajudá-lo a comunicar a sua paixão com mais clareza.
Então esqueça a palavra vender. Encontre o que o torne apaixonado e, em seguida, dê a essa paixão um propósito convidando outras pessoas para se tornarem parte dela.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Really Love Selling (It’s Possible)”, da Inc.