Steve Jobs e Richard Branson são grandes empreendedores. Mas, suas semelhanças para por aí. Veja a diferença nos estilos de gestão dos 2 empreendedores
O que os estilos de gestão do fundador da Virgin, Richard Branson, e o da Apple, Steve Jobs, têm em comum? Se você disse algo como “absolutamente nada”, então está no caminho certo.
Eu tenho uma enorme admiração pelo que Steve Jobs alcançou, mas foi uma abordagem muito diferente, disse Branson à Inc.
Enquanto Branson delega os detalhes do dia-a-dia para outras pessoas para que ele possa se concentrar na visão da Virgin, Jobs era exatamente o oposto.
Ele era muito hands-on, na medida em que cuidava de cada pequeno detalhe de um anúncio que estava planejando. De alguma forma ele trabalhava em todos os detalhes. Às vezes, às minhas são feitas para serem quebradas.
Jobs também era conhecido por seu comportamento rude com os funcionários, e por ficar fortemente envolvido no desenvolvimento de produtos e design, algo que não seria uma boa estratégia de liderança eficaz na maioria das outras empresas.
Ele foi brilhante em toda uma variedade de coisas diferentes, mas ele não era o melhor delegante ou o melhor motivador de pessoas.
Pessoalmente, acho que sua abordagem não funcionaria para a maioria das empresas.
Para ouvir mais sobre como a sua abordagem é diferente da usada por Steve Jobs, assista ao vídeo abaixo.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How Steve Jobs Broke All of Richard Branson’s Rules”, da Inc.