Você tem medo de ser rejeitado pelas pessoas? Aqui está uma maneira de vencê-lo
Quem gosta de ser rejeitado? Ninguém, mas é um medo comum invocado na interação humana. Ninguém é obrigado a gostar de você e nem aceitar o que você está oferecendo.
Com essa noção em mente, às vezes começam a duvidar seriamente dos nossos esforços e capacidades para vencer.
Uma vez que o pensamento negativo está enraizado, você perde a confiança em si mesmo e produz um medo persistente de estar errando ao interagir com as pessoas.
O medo da rejeição é algo natural nos seres humanos. A maioria de nós tem uma necessidade de ser aceito e apreciado pelas pessoas, a fim de nos sentirmos bem sobre nós mesmos.
Essa necessidade de ser aceito tende fazer com que nos tornemos alguém que não somos, ou ficarmos muito nervoso com a ideia de nos apresentarmos para outras pessoas.
Isso significa que a maioria de nós tende a se maquiar para parecer mais atraente para diferentes pessoas.
No entanto, nada pode estar mais errado. A rejeição significa apenas que você e esta outra pessoa não são feitos um para o outro, ou aquele momento não é o momento certo.
Se você tem medo da rejeição e acha que fez algo errado, pare com isso imediatamente. Veja o que fazer:
- Pare de tentar ser alguém que não é. Quando você faz isso, você tem que fingir continuamente e isso pode ser cansativo e confuso e assim as pessoas, com o tempo vão perceber que você está “forçando a barra”.
- Saiba quem é você e o que você tem a oferecer. Você precisa responder, sem hesitação, quem é e o que pode fazer pelos outros. Quando você faz isso com orgulho, você cria um desejo nas pessoas de saberem mais sobre você.
- Tente conhecer novas pessoas todos os dias. Seu objetivo deve ser conhecer pessoas novas e iniciar conversas. Isso vai fazer, aos poucos, você ter menos medo da rejeição.
A rejeição acontece e, com essas dicas você pode minimizar o medo dela. Seja uma pessoa agradável e acessível. Isso vai ajudar.
___
Este artigo foi adaptado do original, “How to Overcome the Fear of Rejection”, do Entrepreneurial Ambitions.