Acredite, um selfie pode ser uma das maneiras mais rápidas e fáceis de construir relacionamento com clientes
Todo mundo sabe que conferências, feiras e seminários são ótimos lugares para fazer novos contatos profissionais e de negócios, atender clientes existentes e encontrar novos clientes potenciais.
Na verdade, essas são as razões de existir desses eventos.
Vamos supor que você está em um evento e tem uma grande conversa com um cliente. Você deseja manter contato para posteriormente ter uma conversa mais importante e, para isso trocam cartões de visita, não é mesmo?
Isso é bom, mas um cartão de visita é apenas um pedaço de papel. Aqui está uma abordagem melhor: capture a essência da conexão e do momento com um selfie.
Parece engraçado mas é verdade, veja como fazer isso.
Pergunte com entusiasmo
Tente algo do tipo: “tem sido muito divertido conversar com você. Será que podemos tirar uma foto nossa?”.
Enquanto você estiver pedindo, segure os eu telefone. Se a resposta for não, sem problemas. Mas, na maioria das vezes a resposta é sim.
Aproxime-se
Já que você vai tirar uma foto junto com seu cliente, potencial cliente ou lead, você precisa se aproximar.
Isso é uma coisa boa, porque assim você cria um elo e uma aproximação com a outra pessoa.
Faça os sorrir
Você quer capturar os aspectos positivos da conversa, não a cara séria de seu cliente, mas sim algo descontraído.
Você pode usar o velho “diga xis”, mas pode ter uma tirada engraçada que vai levar as pessoas a rirem de você.
Pegue o número de telefone
Depois da foto, pergunte se a pessoa vai querer uma cópia de sua foto. A resposta, provavelmente sempre será, “claro”.
Então, agora que você já tem o número pessoal de seu contato, você tem um dado muito importante para contatá-lo futuramente.
Melhore, recorte e envie
Após a reunião, quando você tiver um tempo, use as funções internas e aplicativos instalados em seu celular para fazer a foto ficar boa.
Depois disso, use o Whatsapp para enviá-la, ou manda uma mensagem. As possibilidades de você receber uma mensagem ou ligação de agradecimento são muito grandes.
O que você ganha com isso?
Considere o que você já conseguiu até agora:
- Você conseguiu um “sim”.
- Você fez contato físico além do aperto de mãos.
- Você criou um lembrete visual de sua conversa.
- Você ganhou outro sim.
- Você conseguiu o número do celular de seu contato.
- Você enviou uma foto sua para o contato.
- Você relembrou o seu contato daquela conversa.
- E, finalmente abriu uma brecha para o diálogo.
Isso é muita informação sobre a construção de relacionamento e vendas, em 30 segundos. Como um bônus, você também capturou uma imagem do rosto de seu contato, para que possa lembrar mais facilmente com quem você falou.
Essa é uma técnica de David Rotman, um executivo de vendas da Rotmans, que é a maior loja de móveis e carpete de New England.
Recentemente ele ganhou um prêmio de melhor ideia nova pelo uso dos selfies nas vendas.
___
Este artigo foi adaptado do original, “The Perfectly Legitimate Business case for Taking Selfies”, da Inc.