O cliente tem sempre razão? Sim, ou claro que sim? Se você tem dúvida nessa resposta, aqui está uma verdade sobre ela
A regra para continuar vivo tem 2 partes:
- O cliente tem sempre razão.
- Se isso não for verdade, é improvável que ele continue sendo seu cliente.
Se você precisa explicar a um cliente que ele está errado, que ninguém tem o problema que ele está relatando e que você tem toneladas de clientes felizes que foram capazes de ler as instruções, que ele não é inteligente o suficiente ou persistente o suficiente, você pode estar certo.
Mas se isso acontecer, a parte 2 da regra entra em ação e você acabou de perde-lo.
Se você se encontra litigando, debatendo, discutindo e, acima de tudo, provando suas ideias a ele, você esqueceu algo vital.
Lembre-se que as pessoas têm uma escolha e, elas raramente escolhem fazer negócios com alguém que insiste em dizer que elas estão erradas.
Por todos os meios é importante que você desista dos clientes que não valem o tempo e o esforço que você perde resolvendo seus problemas.
Mas é importante que você se lembre que, a partir do momento que você insistir que seu cliente está errado, você deu início ao processo de dispensar o cliente de sua empresa.
Aqui está uma ótima maneira de contornar esse problema, se você achar que vale a pena.
Certifique-se que o contrato, o manual de instruções, o seu suporte técnico ou site sejam claros, pacientes e tão generosos a ponto dos clientes não acharem que você está colocando a culpa neles.
___
Este artigo foi adaptado do original, “When in doubt, re-read rule one”, do blog do Seth Godin.