X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Empreendedorismo

O que os clientes têm a dizer sobre a sua empresa

Feedback de clientes

Saber o que os clientes realmente querem é algo crítico para o seu negócio. Aqui está uma pequena tradução para as observações mais comuns.


Saber o que os clientes realmente querem é algo crítico para o seu negócio. Aqui está uma pequena tradução para as observações mais comuns

Você conhece muito bem este cenário: você escuta uma coisa de uma pessoa, mas isso provavelmente significa algo totalmente diferente do que você realmente pensa que está ouvindo.

Provavelmente você já conhece esse cenário, não é mesmo?

O engraçado, quando falamos de empreendedorismo é entender o que realmente significam algumas piadas e feedbacks dos clientes, e refletir sobre o que isso realmente reflete no nosso negócio.

A revista Inc entrevistou centenas de usuários de seus serviços e encontrou uma discrepância muito comum entre o que eles dizem e o que isso realmente significa.

Sendo assim, aqui estão 8 observações comuns, traduzidas para que seja possível entender o que realmente as pessoas querem dizer.

Você realmente sabe o que os clientes têm a dizer sobre a sua empresa?

Você realmente sabe o que os clientes têm a dizer sobre a sua empresa?

#1. Seu site deve se parecer mais com o seu concorrente

O que eles realmente querem dizer com isso: Eu realmente gosto do seu concorrente e acho que o seu site está muito próximo do deles, prefiro o deles do que o site da sua empresa.

O que não fazer: deixar o seu site mais parecido com o da concorrência.

O que fazer: descubra o que você tem de diferente da concorrência e altere o seu site para refletir esse diferencial. Você realmente vai querer o seu site diferente do seu cliente a ponto de não ter nenhuma comparação.

#2. Eu pagaria por este serviço

O que eles realmente querem dizer com isso: eu poderia pagar por este serviço, mas eu não quero ferir os seus sentimentos. Então, vou te dizer que pagarei.

O que não fazer: acreditar que as pessoas que dizem que pagariam pelo seu serviço realmente vão fazê-lo.

O que fazer: coloque-os em teste. Em vez de perguntar se as pessoas pagam, ou quanto elas pagariam, realmente tente vender para essas pessoas. Peça informações de faturamento, por exemplo, e veja qual é o percentual de pessoas que realmente comprariam de você.

#3. Eu gostaria do recurso X no seu produto

O que eles realmente querem dizer com isso: eu acho que tenho um problema e o recurso X é a melhor solução que eu poderia pensar sobre o problema, mas estou aberto a soluções melhores, se você tiver alguma sugestão.

O que não fazer: implementar os recursos recomendados pelos clientes.

O que fazer: sondar o cliente ainda mais. Pergunte ao cliente porque ele ou ela quer esse recurso e ofereça soluções alternativas. Você pode acabar descobrindo um problema muito maior – ou uma solução muito melhor.

#4. Eu gosto do seu produto

O que eles realmente querem dizer com isso: eu não amo o seu produto.

O que não fazer: descansar sobre os louros do sucesso. Agora que as pessoas gostam do seu produto, é seu trabalho fazer com que eles gostem ainda mais.

O que fazer: comemore por ter chegado até aqui, mas encontre formas para transformar o sentimento dos clientes em amor.

#5. Há algum cupom de desconto que eu posso usar em seu site?

O que eles querem realmente dizer com isso: eu quero o preço mais barato, e realmente vou pagá-lo quando encontrar. Se não for o seu preço, eu compro de outra empresa. Não sou leal a você, infelizmente.

O que não fazer: correr para dar-lhes o cupom (a menos que a sua estrutura seja mais enxuta do que todos os concorrentes).

O que fazer: esteja disposto a perder este cliente e se concentre nos que irão valorizar o seu trabalho ainda mais.

#6. Eu uso o seu produto o tempo todo

O que eles querem realmente dizer com isso: lembro-me de ter usado o seu produto alguma vez no passado recente.

O que não fazer: não leve-os ao pé da letra. As pessoas têm memória seletiva – podem não se lembrar o quanto eles realmente usam o seu produto.

O que fazer: comparar o que eles dizem com o uso real da sua ferramenta. Se você tem um site ou ponto-de-venda, procure a verdade neles. É possível descobrir que os clientes muitas vezes estão muito longe da marca.

#7. Seria ótimo se você tivesse opções de compartilhamento social

O que eles querem realmente dizer: eles podem dizer isso, ou podem serem também ouvidos sobre  as novas tendências sugerindo o que você deve fazer a respeito.

O que não fazer: chamar um desenvolver de aplicativos (ainda).

O que fazer: faça sondagens de acompanhamento para avaliar se as pessoas realmente usam as ferramentas de social media e quanto você se beneficiará por isso. Perguntas boas para se fazer são: “quantas vezes você compartilha coisas com amigos nas redes sociais?” e “que os aplicativos móveis você usa diariamente?”.

#8. Isso é super legal. Eu adoro essa ideia

O que eles querem realmente dizer: eu tenho uma primeira impressão favorável a você, mas não sei o que fazer.

O que não fazer: começar a comemorar. Muito pelo contrário…

O que fazer: chegar a raiz do que as pessoas pensam. Pergunte: “o que você faria agora?”, “aonde você gostaria que estivesse o botão de call to action?”, para entender que o usuário está fazendo a coisa certa.

Como a internet pode influenciar no comportamento dos consumidores?

Como a internet pode influenciar no comportamento dos consumidores?

As pessoas não querem estragar os seus planos

Por isso elas não vão dizer que o seu projeto é horrível e você deveria para de trabalhar nele agora mesmo.

Elas querem parecer legais e dar palavras de incentivo e apoio. Por esse motivo, não basta acreditar apenas nas palavras dos seus clientes e achar que eles vão comprar de você, ou usar o seu produto todos os dias apenas porque eles parecem entusiasmados.

É necessário entender se esse entusiasmo é genuíno, ou apenas um gesto educado de não querer atrapalhar os seus planos.

___

Este artigo foi adaptado do original, “What Customers Say – and What They Really Mean”, da revista Inc.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot