Selecionamos algumas dicas para usar o big data a favor do seu marketing
Os avanços da tecnologia estão tornando mais fácil para as pessoas, sem esforço e, às vezes, sem saber, gerar enormes quantidades de dados a cada segundo.
Existem milhares de dados complexos dentro de sua empresa que são emaranhados de informações que têm o potencial para se tornar o recurso mais rentável de sua empresa.
A oportunidade nunca foi maior para os profissionais experientes e analistas de dados para desvendar o “data hairball“, e ter insights sobre comportamento, antecipar tendências e fazer as experiências de seus clientes mais relevante e oportunas.
Ao trabalhar em conjunto em um nível mais estratégico, as empresas terão a vantagem competitiva que precisam para inovar, aumentar a receita e melhorar a background.
Este roteiro de 5 passos é um resumo da abordagem orientada a dados sobre como usar o big data junto com a estratégia de experiência do consumidor da sua empresa.
#1. Fique esperto
Desenvolva uma abordagem orientada a dados que irá posicionar toda a sua organização para o sucesso centrado no cliente.
Todas as empresas devem começar com uma visão e estratégia. Isso vai exigir algum investimento de tempo, mas irá garantir que você e sua equipe estão no caminho certo no longo prazo.
#2. Derrube as barreiras
Torne-se uma organização altamente responsiva, promovendo um ambiente de colaboração, coordenação e ligação.
Quase 65% dos comerciantes concordam que barreiras dentro de seus departamentos de marketing os impedem de ter uma visão holística de uma campanha em todos os canais.
Profissionais de marketing precisam quebrar as barreiras dentro de sua própria equipe e, com outras organizações para colocar os clientes no centro de sua estratégia de integração e interação.
Há um enorme valor na utilização de dados em conjunto e de forma proativa como uma equipe.
#3. Desembarace os nós
Dê sentido a todos os seus dados, aplicando conhecimentos de análise e em forma de mensagens mais inovador e relevante.
Assim como você acessa os dados e usa-os para ser mais eficaz e eficiente? Como você aplica grandes análise de dados para informar suas mensagens de marketing, para testar estratégias de interação em tempo real e de inovar o seu noivado marketing?
Como você faz isso enquanto os dados estão constantemente em streaming? Você está “agindo como um algoritmo humano e extrair insights com intenção”?
A melhor maneira de começar é através da definição de um projeto piloto focado em um objetivo de negócio específico.
Um exemplo poderia ser a examinar o caminho de interações que levam aos clientes a desertar. É menos difícil começar com um projeto discreto onde você pode identificar todos os gatilhos para o atrito do cliente.
Se você pode desembaraçar com sucesso os nós de dados, você terá ganho a experiência e o conhecimento para resolver o próximo problema.
#4. Faça das métricas o seu mantra
Prove que seus esforços de aumentar o valor do negócio, proporcionando transparência e responsabilidade a condução em todas as camadas da organização de marketing.
Aumentar a visibilidade e valor de seu trabalho de marketing baseado em dados é uma parte essencial de toda a estratégia.
#5. Crie processos modernos
Criar atividades modernas, que conversem com a tecnologia de automação de marketing.
Para abraçar verdadeiramente uma estratégia de marketing orientada a dados, os departamentos devem operacionalizar os conhecimentos adquiridos a partir da análise de dados.
É preciso ser ágil o suficiente para girar a mudanças nas condições de mercado e grandes perspectivas de dados, mais ainda segmento e personalizar uma execução criativa é a nova expectativa de que os comerciantes devem conhecer e que os clientes esperam.
As equipes de marketing percebem que há oportunidades perdidas por não usar dados para orientar as decisões de marketing mais rápido.
Na verdade, 45% dos comerciantes concordam que os dados são o ativo mais subutilizados na organização de marketing.
Usar ferramentas e softwares para ajudar a automatizar os processos pode ser útil enquanto os papéis, campanhas e complexidades de dados aumentam.
Nossa primeira missão, como sempre, é o desenvolvimento de confiança com os nossos clientes.
Fazemos isso em homenagem aos dados que eles nos oferecem, evitando técnicas de comunicação excessivamente intrusiva e compreendendo os seus padrões e comportamentos de compra bem o suficiente para que possamos começar a atender de forma proativa as suas necessidades.
Estabeleça conversas 1-a-1
O verdadeiro marketing 1-a-1 é sobre ter uma conversa 1-a-1. É aqui que existem verdadeiras interações pessoais contra transações de marketing abrangentes.
É fundamental que tenhamos a oportunidade de aprofundar e compreender o rompimento digital que está acontecendo para que possamos criar uma verdadeira revolução do marketing baseado em dados.
Talvez esta seja uma área onde o foco, o financiamento e a experiência poderiam ser apenas o ponto de inflexão a sua empresa está precisando.
Embora o big data ainda seja um inimigo para muitos, é hora de parar de empurrar para trás com iniciativas de marketing seguro e familiar que já não servem os nossos clientes.
É hora de tornar os dados amigáveis e usá-los para inovar.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 Steps to Improving the Customer Experience with Big Data” do Brian Solis.