Você sabe qual é a métrica que importa quando o assunto é o sucesso do seu negócio? Aqui está uma maneira para encontrar
A única métrica que importa também é conhecida como OMTM, e é quase sempre uma ação que o usuário deve tomar para continuar usando o seu produto:
- Facebook: 7 amigos com 10 dias de inscrito.
- Dropbox: colocar pelo menos 1 arquivo em 1 pasta no dispositivo.
- Twitter: visitar pelo menos 1 vez ao mês.
Esse conceito é realmente emocionante, os exemplos são ainda maiores, mas como é que você encontra a sua OMTM? Existe uma fórmula secreta para isso?
Aqui estão as 5 etapas que muitas startups usam para entrar sua OMTM.
#1. Nível de engajamento atual
Tipicamente, a OMTM lida com métricas de engajamento, como por exemplo, a retenção.
O primeiro passo é entender qual é o seu nível de engajamento atual. Como exemplo, abaixo temos um relatório de um aplicativo de rastreamento de saúde, com suas taxas de retenção.
#2. Hipóteses de como alavancar a retenção
Agora, debata com seus colegas sobre as ações que contribuíram significativamente para o engajamento.
Por exemplo: duração do impacto dos anúncios, engajamento dos usuários no vídeo de apresentação, dentre outras, definem as métricas importantes para você.
#3. Testar hipóteses
Crie segmentos apropriados no Analytics e compare as taxas de retenção como métrica base (passo #1).
Nesse exemplo abaixo, vemos que a hipótese 1 tem taxas de retenção 2 vezes mais elevadas de retenção.
#4. Subordine o sistema
Se você tiver sorte o suficiente para encontrar o segmento que apresenta taxas de retenção significativamente maiores do que a base, então você deve subordinar todo o negócio a ele.
Dessa maneira você vai aumentar a fração de utilizadores do segmento.
#5. Comece tudo de novo
Se você é preguiçoso o suficiente para chegar ao conjunto de hipóteses no passo 3, então você poderia forçar o sistema a fazer esse trabalho por você.
O livro “Smart Data” de John Foreman, cientista de dados do Mailchimp, com a descrição e exemplos de técnicas de análise de dados, podem ajudar você a encontrar hipóteses e até mesmo testá-las parta você.
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Este artigo foi adaptado do original, “How To Find OMTM Using Google Analytics”, do Medium.