Veja como conceitos de design e user experience vem mudando as empresas B2B
O valor do design em um aplicativo, por exemplo, ou uma empresa B2C, é muito apreciado hoje, e a experiência do usuário tem um impacto significativo sobre a felicidade e retenção dos clientes.
Para as empresas B2B, no entanto, seria fácil subestimar o poder do design. Muitas dessas ferramentas operam nos bastidores ou em um parque de servidores, de modo em que o design muitas vezes não é prioridade.
No entanto, algumas das melhores empresas de design B2B escolheram um novo caminho. Seus sites são uma extensão de sua marca e usam o design para personificar o seu produto.
Com o design, as marcas usam os novos projetos para alavancar a conexão com seus clientes e se diferenciar de seus concorrentes mais antigos e que se movem mais lentamente.
Alguns pensamentos sobre o design para as empresas B2B.
#1. Planeje uma reformulação anual
A maioria dos sites acima reformularam completamente seus sites pelo menos 1 vez ao ano. Enquanto algumas das mudanças são visuais, a experiência do usuário na página também melhora.
Muitas mudanças no mundo do design acontecem ano após ano. Redesenhe o seu site para refletir essas mudanças.
#2. Fotos de pessoas ajudam a humanizar a sua marca
Alguns dos exemplo acima usam fotos (por exemplo o VMware), outros usam fotos personalizadas (como o Rackspace), e usam pessoas ilustradas (por exemplo, Joyent).
Em todos os casos, porém, parece que a empresa está tentando colocar um toque humano em uma oferta de produtos que até então não tinha forma.
#3. Espaços em branco e cores são preferíveis
Isso é em parte uma tendência mais ampla de design, mas mesmo empresas B2B têm ofertas complexas estão colocando a sua documentação e recursos em páginas separadas, deixando as páginas livre para as chamadas à ação, depoimento dos clientes e fotos atraentes.
Considere o site da Salesforce, em 2010, o site VMware em 2010, ou o site do Heroku em 2012, com os seus sites de hoje.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Design in Enterprise”, do Medium.