X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Growth Hacking

Qual é o growth hacking mais engenhoso?

Qual é o growth hacking mais engenhoso?

Quer saber quais os growth hackings mais inteligentes? Listamos 5 para inspirar você


Quer saber quais os growth hackings mais inteligentes? Listamos 5 para inspirar você

O e-mail que o Facebook manda quando você é marcado em uma foto é um grande growth hacking.

O e-mail que o Facebook manda quando você é marcado em uma foto é um grande growth hacking.

Scott Dunlap é co-fundador da 10D Labs e, eles observaram 50 growth hackings do Vale do Silício buscando os melhores 5.

Nessa análise, o growth hacking é tido como um comportamento – e não apenas com estratégias para aumentar a sua base de clientes ou de fãs. Mais importante do que o número é escalar clientes altamente ativos, muitas vezes, geradores de receita.

Muito disso é a criação de uma combinação mágica de uma única ação que desencadeia a dopamina (como uma curtida no Facebook) diretamente combinada com uma ação que naturalmente estimula os efeitos de networking.

Aqui estão os Top 5 de growth hacking do Vale do Silício:

#1. Você acabou de ser marcado em uma foto no Facebook

Certamente, apenas ao ler essa frase, muitas pessoas já vivenciam uma série de emoções. O que acabou de ser publicado? Quem publicou? Quem gostou?

Pelo que foi encontrado, o CTR (Click-through rate) desse tipo de notificação via e-mail é superior a 75%, e provavelmente em poucos minutos após recebe-lo.

Em resumo, um e-mail como esse dispara um ciclo de estímulo de dopamina que pode sugar horas de você entretido no Facebook. Dessa maneira podemos perceber porque o Facebook tem grandes números de engajamento.

Mas, no final, nada faz mais as pessoas voltarem do que ser marcado em uma foto. E, o Facebook recebe 350 milhões de fotos ao dia, o que é excelente.

#2. Fulano endossou você por uma competência (LinkedIn)

A LinkedIn é uma mestre no uso de dados para criar o medo de perder em seus usuários. Quando eles mudaram dos depoimentos para os endossos, eles criaram 2 growth hackings surpreendentes.

Em primeiro lugar, eles encontraram uma maneira de fazer as suas conexões complementarem o seu perfil, criando indicadores que têm a ver diretamente com o trabalho que você faz.

Isso não apenas alimenta o seu negócio, mas significa que você precisa ficar atento com o que as pessoas estão falando e construindo a seu respeito.

Em segundo lugar, os endossos criam o desejo recíproco de fazer o mesmo pelas suas conexões, o que aumenta a criação de dados de forma exponencial.

#3. Convide um amigo e ganhe 500MB adicionais de armazenamento

O Dropbox descobriu rapidamente que o armazenamento livre (seja ele usado ou não) era um grande gatilho para convidar amigos.

Quando eles começaram a oferecer 500MB por uma referência, os usuários tinham uma tonelada de motivos para compartilhar e convidar os amigos.

Os efeitos foram enormes, já que a maioria dos usuários utilizam o serviço de armazenamento para compartilhar arquivos com outras pessoas e com isso, o serviço acabou chegando a uma grande base de clientes, que cresceu rapidamente.

Assim, o Dropbox construiu receita rapidamente e ajudou a criar terreno para um valioso mercado.

A recompensa de espaço gratuito para cada amigo que entrasse no Dropbox foi uma excelente jogada.

A recompensa de espaço gratuito para cada amigo que entrasse no Dropbox foi uma excelente jogada.

#4. Este cupom só tem validade se você convidar 1000 amigos

O Groupon foi uma das empresas que mais cresceram no mundo por uma razão: o seu principal produto exigia muitos convites para ser validado. O incentivo aqui era convidar todas as pessoas que você conhece para comprar e validar a oferta.

Um modelo incrível que fez com que o Groupon crescesse rapidamente para o mercado global, explodindo o modelo de compras coletivas por todo o mundo.

#5. A rolagem infinita da Pinterest

A Pinterest descobriu que, apenas imagens de boa qualidade não seriam suficientes para reter os usuários.

A rolagem infinita permitiu que as pessoas simplesmente continuassem vendo mais e mais, deslocando-se para baixo na tela e não apenas liberava a dopamina com novos estímulos visuais, mas introduzia cada usuário a centenas de outros feeds e ideias em minutos.

O efeito da rede, do repinning e seguir outros usuários, criou uma sequência de pins que alimentaram o seu crescimento extraordinário, e teve empresas ao redor do globo copiando a rolagem infinita.

___

Este artigo foi adaptado do original, “Startups: What is the most ingenious growth hack you have encountered?, do Quora.

Comente este artigo

Populares

Topo