O Marketing de Influência é uma forma relativamente simples, mas incrivelmente eficaz, de marketing que se concentra especificamente em pessoas-chave, em vez do mercado-alvo como um todo. Mas quem é um influenciador?
O marketing de influência
O marketing de influência identifica aquelas pessoas que têm mais influência sobre os potenciais compradores e orienta a atividade de marketing em torno dessas pessoas.
A história do marketing de influência, como uma teoria de marketing, pode ser rastreada até um estudo feito em 1940, intitulado “The People’s Choice”, feito por Lazerfeld & Katz. O estudo analisou a comunicação política e, concluiu que a maioria das pessoas são influenciadas por informações de segunda mão e por formadores de opinião. No entanto, a noção de que as pessoas são influenciadas por formadores de opinião de alto nível é evidente ao longo de toda a História, tão longe quanto os tempos bíblicos.
Quem é um influenciador?
Os influenciadores podem tem muitas faces:
- Jornalistas
- Acadêmicos
- Os analistas do mercado
- Conselheiros profissionais
- Celebridades
- Indivíduos defensores da marca
O editor de uma publicação tradicional é, sem dúvida, tanto um influenciador como uma celebridade, assim como um canal do YouTube com bastante visualizações. Portanto, a definição de um influenciador muitas vezes precisa ser claramente definida para cada programa de marketing de influência, a fim de estabelecer os objetivos de marketing e o foco nos indivíduos. Sendo que esses objetivos podem ser diferentes para cada marca e campanha.
Podemos verificar que a linha entre as mídias sociais e mídia tradicional está cada vez mais tênue. As mídias tradicionais (jornais, revistas e etc.) agora estão disponíveis tanto em versão impressa, quanto online e, os artigos on-line levam as pessoas direto para os canais sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Google+. Similarmente, a linha que separa o ‘alcance de mídia’ através de um jornalista versus o ‘alcance de um influenciador nas mídias sociais’ através de um jornalista, é uma questão que pode gerar um debate. Pode-se argumentar que um jornalista se encaixa em ambas as categorias, e portanto há muitas facetas do que constitui um influenciador.
Então, como resolver este desafio? A diferença fundamental entre o alcance das mídias e o alcance do influenciador reside na abordagem para envolver e atingir essas indivíduos chamados de influenciadores.
Abordagens para atingir os influenciadores para seus objetivos de marketing
O marketing de influenciadores possui 4 atividades principais, que foram estabelecidas como uma abordagem para atingir essas pessoas:
- Identificar influenciadores e classificá-los em ordem de importância
- Marketing para influenciadores– para aumentar brand awareness dentro da comunidade do influenciador
- Marketing através dos influenciadores – usando os influenciadores para aumentar o brand awareness atingindo seus mercados-alvo
- Marketing com influenciadores – transformar influenciadores em advogados da marca
Influenciador é um terceiro que molda a decisão de compra do cliente e tem um alcance maior que a média. Share on XInfluenciador é um terceiro que molda a decisão de compra do cliente e tem um alcance maior que a média.
Campanhas de marketing de influência de sucesso avaliam continuamente essas 4 atividades principais. Além disso, para as marcas manterem e construírem sua relação com influenciadores, deve haver o entendimento de que este pode ser um processo lento e contínuo, para que o relacionamento seja construído. Alguns influenciadores não gostam de ser vistos apenas como um projeto, e querem ser tratados de maneira diferente. Por isso, as estratégias devem, muitas vezes, apreciar um cronograma mais longo e, entender que uma abordagem dedicada a promover relações fortes e sinceras com os influenciadores pode ser a chave para o sucesso.
Embora a definição do que constitui um influenciador depende do objetivo de marketing e da estrutura do projeto, eu gosto de usar uma definição para o “influenciador”, que é uma combinação de Brown & Hayes e do The Word of Mouth Marketing Association Handbook:
Um influenciador é um terceiro que molda significativamente a decisão de compra do cliente e tem um alcance maior do que média ou impacto em um mercado relevante.
Influencers: Documentário
INFLUENCERS é um curta do tipo documentário dirigido por Paul Rojanathara e Davis Johnson, o filme é um retrato em Polaroids de criativos influentes de NY do ramo da Publicidade, Design, Moda, Art & Entretenimento que estão por fazer a cidade de NY como um dos berços da cultura POP e ART de hoje.
Quer saber mais? O website está aqui, Influencers.
Se você gostou, pode também assistir a palestra “Como fazer suas ideias se espalharem” por Seth Godin no TED:
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Este artigo foi adaptado do original, “Who is an influencer?”, do Social@Ogilvy.