Que tal maximizar o seu alcance no LinkedIn? Aqui está o que você deve fazer
O LinkedIn recebe 2 novas inscrições por segundo. Muitas pessoas esperam explorar os recursos da plataforma, encontrar novos clientes, e oportunidades de parceria.
Isso até você terminar esse artigo, em média 350 pessoas estão entrando na rede, e competindo pela atenção de outras pessoas.
Por conta disso, o que você faz com o seu perfil do LinkedIn pode significar a diferença entre ganhar visibilidade e fazer as pessoas quererem se relacionar com você, ou simplesmente passar desapercebido.
Com mais de 1 bilhão de buscas por dia para nomes de empresas, o LinkedIn é a sua oportunidade de construir a sua reputação de negócios, expandir a rede e ajudar empresas a se conectar com profissionais competentes.
Para ajudar você a ser notado, e se destacar na multidão, aqui estão algumas dicas para você criar um perfil mais atraente nas mídias sociais.
#1. Imagem de capa
Ter uma imagem de capa é a maneira mais poderosa de mostrar a sua marca pessoa, ter a exposição da sua empresa na frente de centenas de potenciais clientes e passar uma grande primeira impressão.
Lembre-se que uma imagem vale mais do que mil palavras.
Ao fazer o seu banner, certifique-se de que ele seja um arquivo JPEG, PNG ou GIF de até 4MB, com a dimensão de 1400×425.
Certifique-se de deixar um espaço na parte inferior e superior da imagem, porque o seu perfil tende a cortar a imagem.
#2. Foto
O seu perfil do LinkedIn é a sua introdução digital com aqueles que veem o seu perfil. As pessoas gostam de fazer negócios com outras pessoas.
Sua foto precisa ser atual, profissional e passar uma expressão sobre você, de preferencia que você esteja sorrindo. Se você é uma pessoa casual, ninguém espera ver você em um terno.
Em um mundo virtual, podemos fazer negócios com pessoas que nem sequer conhecemos pessoalmente. A conexão fornecida por uma foto, especialmente quando você pode ver os olhos pode percorrer um longo caminho.
#3. Headline
Seu título é muito parecido com uma manchete de uma notícia de jornal. Se não for atraente, não irá chamar atenção ou aumentar a curiosidade o suficiente, então as chances são de que você não leia a matéria.
Ao escrever o seu título, tenha certeza de que ele seja um reflexo do que você faz, quem você é, e torne-o relevante para o seu público.
Seu objetivo é prender a atenção das pessoas para que elas fiquem curiosas o suficiente para ler mais sobre você.
#4. Links
Em vez de usar o padrão “website pessoal”, altere o texto para tornar seus links mais atraentes para as pessoas que veem o seu perfil.
Ao mudar o texto para algo diferente do padrão do LinkedIn, você aumenta o número de cliques em seu site, ou blog.
Por exemplo, se você quiser incluir um link para o seu site, em vez de escolher o padrão “website pessoal”, personalize-o para incluir palavras que definam sobre o que é o seu site, como “aprenda a dominar o LinkedIn”.
#5. Resumo
Essa é a sessão mais importante dentro do seu perfil, já que é o primeiro lugar que as pessoas leem, se você tiver chamado sua atenção com seu título.
Existem muitas teorias diferentes, mas as pessoas compram de pessoas que confiam e gostam. A menos que você estabeleça isso de maneira direta, desde o início, ninguém irá se preocupar com o seu negócio.
E a melhor forma de estabelecer confiança é partilhar a sua viagem até o momento. Afinal, todo mundo gosta de uma boa história. Existem 3 maneiras de fazer isso:
- Passado: comece compartilhando como você começou seu negócio.
- Presente: o que levou você a onde você está agora.
- Futuro: e, finalmente, onde você quer chegar.
#6. Habilidades e competências
Em 2012 o LinkedIn lançou um recurso chamado endossos, que permite aos usuários endossar suas conexões nas habilidades que eles listaram na sessão habilidades e competências de seu perfi,
Esses endossos ficam dentro do seu perfil, na sessão de habilidades e competências.
Enquanto você pode ter até 50 habilidades, o número ideal é que seja de 3 a 5. No mundo dos negócios, as pessoas só querem lidar com especialistas. Por isso, listar muitas habilidades mostra que você é um generalista.
E o mais importante, certifique-se de que as habilidade de que você listou são consistentes com a sua marca pessoal e resolvem os desafios de seus clientes.
#7. Otimize
Assim como você otimiza a sua base de clientes antes de lançar uma campanha, faça o mesmo com a sua presença no LinkedIn, começando com o se perfil, para ter uma boa classificação.
Há 5 áreas chave dentro do seu perfil onde você pode inserir palavras-chave para ser bem classificado nos resultados de busca, quando alguém procurar pelo seu serviço:
- Título e experiências anteriores.
- Website URL.
- Resumo.
- Experiências de trabalho.
- Habilidades e competências.
Colocando as palavras-chave que as pessoas estão usando para encontrar alguém como você, você está garantindo que o seu perfil tenha um bom desempenho nas buscas.
#8. Layout
O LinkedIn permite que você reordene as sessões de seu perfil da maneira que preferir.
A estrutura mais eficiente para o seu perfil deve obedecer à seguinte ordem:
- Resumo.
- Habilidades e competências.
- Experiências.
- Voluntariado.
- Honras e prêmios.
- Publicações.
- Informações adicionais.
- Recomendações.
- Grupos.
#9. Grupos
Se juntar aos grupos que se relacionam com o seu mercado é mais um passo na construção de um perfil atraente.
Isso não apenas ajuda você a se manter atualizado sobre o mercado, mas pode acabar fazendo negócios com os membros dos grupos.
Sua participação ainda pode ajudar a construir a sua visibilidade, credibilidade e participação dentro do seu mercado.
Enquanto você pode participar de até 50 grupos, o ideal é que você participe até de 10. Você não vai conseguir participar de verdade se tiver dentro de 50 grupos.
#10. Blog
Depois de abrir o seu braço editorial em fevereiro do ano passado, o LinkedIn atingiu a marca de mais de 1 milhão de mensagens.
Tornando-se um editor no LinkedIn pode ser uma maneira poderosa para atingir o seu mercado e gerar novos leads.
A nova plataforma promete combinar o tema do blog com os usuários que compartilham um interesse comum em um determinado tema ou assunto.
Escrever artigos curtos e posts ajudam a se definir como uma autoridade sobre o assunto em particular, e coloca você nos feeds de notícias de suas conexões.
Se os seus contatos decidirem compartilhar o seu artigo no LinkedIn, Facebook ou Twitter, isso não apenas vai criar uma maior exposição, mas também vai espalhar sua mensagem para as pessoas que não estão conectadas com você.
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Este artigo foi adaptado do original, “9 Steps to Creating A Powerful LikedIn Profile”, do Jeff Bullas.