O ano de 2013 consolidou a presença das mídias sociais. Mas, o que esperar para 2014?
Existem milhares de previsões do futuro contemplando o que vai acontecer no mundo do marketing no próximo ano e, parecem que todos querem prever o que vai acontecer no marketing digital no próximo ano.
O ano de 2013 foi um grande ano para novas campanhas e novas plataformas de mídias.
Por conta disso, algumas empresas estabelecidas estão flertando com as mídias sociais pela primeira vez, porque já enxergam o benefício desse investimento.
Aqui estão 3 previsões para as mídias sociais em 2014.
#1. Integração
As mídias sociais farão parte do negócio mais amplo, ao invés de uma equipe independente.
Com mais ênfase nas mídias sociais como parte do plano de marketing de conteúdo, RP e SEO não faz mais sentido encarar as mídias sociais como algo separado de todo o restante.
As mídias sociais devem conversar com todos os aspectos do negócio e envolvidos no planejamento e estratégia em todos os aspectos do marketing, vendas e, até mesmo RH.
#2. Publicidade
A publicidade nas mídias sociais têm tomado um rumo interessante ultimamente. As mensagens promovidas em feeds de notícias estão se tornando muito mais poderosas do que os anúncios pay per click padrão exibidos em colunas separadas.
Isto funciona no Facebook, LinkedIn e, mais recentemente no Twitter, que já abriu a sua plataforma de publicidade para qualquer usuário.
Com o lançamento das ferramentas de publicidade da Pinterest e do Instagram no próximo ano, as empresas poderão ser mais criativas sobre a maneira como elas podem atingir públicos específicos com mensagens poderosas e serem vistos pelas pessoas certas.
Parece também que, em breve o Google+ irá oferecer aos usuários a oportunidade de promover mensagens através da Rede de Display do Google, o que pode ser uma excelente justificativa para aderir à plataforma.
#3. Mensuração
Este ano, o Google lançou 14 novos recursos no Google Analytics, incluindo dados demográficos e eventos de rastreamento.
No próximo ano, a análise das mídias sociais vão melhorar de maneira maciça. O Facebook já anunciou o lançamento de uma nova ferramenta para as anunciantes.
Nela, é possível saber quais usuários viram um post promovido e verificar qual deles, em seguida, comprou o produto.
O Facebook vai oferecer aos anunciantes a opção de incluir informações existentes sobre os clientes, incluindo endereço e números de telefone e, descobrir quais deles viu ou clicou em um post promovido.
O Twitter vai precisar criar a sua ferramenta de análise, para concorrer com os painés do Facebook.
Plataformas como Pinterest e Instagram vão precisar lançar suas próprias plataformas para ajudar os anunciantes a entenderem o ROI nas mídias sociais de maneira geral.
Para você, quais são as previsões das mídias sociais para 2014?
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Este artigo foi adaptado do original, “3 Social Media Predictions for 2014”, do Muddywall.