Você quer alcançar resultados grandiosos nas mídias sociais mas não sabe por onde começar? Aqui está um passo-a-passo para consegui-los
Você já parou para se perguntar como vai atingir seus objetivos de mídias sociais esse ano? Nós selecionamos algumas técnicas para ajudar você a agilizar o seu social media marketing para atingir os objetivos.
#1. Defina metas realistas
Quando você definir as suas metas, defina uma que é realista e mensurável. Por exemplo, se você possui uma loja de flores local e vende entre 20 e 25 arranjos, tente vender 30.
Adicionando entre 5 a 10 vendas extras por dia, você estará sendo mais realista do que acrescentando 30 vendas.
Quando você usa um número realista como objetivo, você pode acompanhar o aumento ou a diminuição das vendas no final do mês. Isso torna a meta mensurável.
#2. Saiba como você pode ajudar o seu cliente
Depois de definir o seu objetivo, determine como você vai usar as mídias sociais para conseguir alcança-lo.
Em seu livro, Launch, o autor Michael Stelzner fala sobre o princípio da elevação. Simplificando, o princípio da elevação é uma formula que soma o grande conteúdo mais as pessoas, menos as mensagens de marketing. O resultado é o crescimento.
Stelzner passa a falar sobre como usar este princípio pode ajudar a mudar a sua mentalidade de “o que podemos vender”, para “como podemos ajudar o cliente”.
Para ajudar o seu cliente, faça o seguinte:
- Decida quem é o seu cliente-alvo para cada objetivo específico. Coloque o seu público em primeiro lugar.
- Detemine maneiras diferentes que você pode ajudar as pessoas a superar seus desafios. Use conteúdo excelente em canais de mídias sociais.
- Certifique-se de que você avalia os seus resultados.
Quanto mais você aprender sobre os desafios que seus clientes enfrentam, mais fácil será criar um conteúdo que resolve todos os seus problemas.
#3. Determine suas fontes de tráfego
Como você trabalha em direção a seus objetivos de mídias sociais, é importante saber de onde vem o seu tráfego para que você possa maximizar o tempo que gasta usando as mídias sociais.
Se você não tem certeza quais mídias sociais levam mais tráfego para seu site, use o Googla Analytics – que ainda fornece essa informação.
Depois de executar a sua estratégia de mídias sociais por 30 dias ou mais, compare os resultados e você irá saber quais mídias sociais conduzem o seu tráfego e onde deve concentrar seus esforços.
Quando a personalidade da TV, Kristin Porter de Iowa Girl Eats começou a usar a Pinterest para o seu blog, em julho de 2011, ela chegou a ter entre 200 a 500 pageviews diários através da Pinterest.
Em outubro de 2012, os pageviews oriundos da Pinterest já ultrapassavam os 20 mil ao dia.
Descubra de onde vem o seu tráfego para que você possa passar mais tempo onde seu público está.
#4. Construa sua estratégia de conteúdo
Até agora, tomamos medidas para:
- Estabelecer uma meta realista e mensurável para o seu negócio.
- Decidir qual o público que você está alvejando e identificar os desafios que enfrentam.
- Determinar de onde vem o tráfego.
Agora é hora de juntar tudo. Primeiro você vai precisar gerar conteúdo que seja útil para o seu público.
Se a mídia social faz sentido para seus negócios, esteja onde seus clientes estão – Rick Mulready.
Use o que você aprendeu nas etapas anteriores para alinhar o desenvolvimento de conteúdo com seus seguidores nas mídias sociais com seus objetivos de negócios.
Faça uma lista de posts úteis para criar, e depois compartilhe as mensagens com o seu gerente de comunidade. Use um calendário de conteúdo para deixar todo mundo ver o que você está publicando.
À medida que você vai desenvolvendo o conteúdo, lembre-se de incluir call to action nele para chamar as pessoas para a ação.
A maneira de você executar a sua estratégia de conteúdo e que você publica online deve ajudar os seus clientes a alcançar seus objetivos.
Bote o plano para rodar
Se você sentir que está fazendo muito nas mídias sociais, e tendo poucos resultados, tente racionalizar o seu marketing, seguindo essas 4 etapas.
Quando você estiver onde seus clientes estão e determinar os seus objetivos de negócio, será surpreendentemente fácil encontrar as táticas de social media marketing certas para o seu negócio.
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Este artigo foi adaptado do original, “Four Steps to Achieving Your Social Media Goals”, do SocialMedia Examiner.