Nem tudo que se fala sobre mídias sociais é verdade. Aqui estão alguns mitos sobre elas
Esqueça o que os gurus de mídias sociais lhe contaram. Eles estão errados sobre praticamente tudo. Eles promovem estratégias que frequentemente falham e podem ser perigosas para você.
Esses gurus que raramente usam as ferramentas para fazer nada além de promover o seu estado de guru tornam suas ideias sobre mídias sociais completamente impraticáveis.
Aqui estão 5 estratégias que eles endossam, e que estão todas erradas.
#1. Use toda a rede, constantemente, para postar
Aqueles que tentam criar conversas em cada mídia social irá deixar de aproveitar qualquer uma delas. Já aqueles que se concentram em 1 ou 2 pode chegar ao sucesso.
Além disso, muitas empresas esquecem que precisam alimentar sua comunidade. Mensagens de mídias sociais devem fazer parte de seu programa de persuasão.
Elas não devem apenas serem produzidas espontaneamente. Além disso, não se concentre apenas no mainstream, como Facebook. Outras mídias podem ter maior poder de engajamento e alcance.
#2. Acreditar que as mídias sociais vai fazer você famoso
Os gurus vendem uma fantasia de que basta você se juntar às mídias sociais que centenas de milhares de pessoas serão magnetizadas pelo seu perfil, transformando seu negócio em um sucesso.
Se você seguir este curso, sua empresa se tornará algo irrelevante. Afinal, como pessoas que têm milhões de coisas a fazer podem se preocupar com algo com que nem conhecem?
Não é assim que funciona. É preciso suor, tentativa e erro e muito investimento para que a sua conta se torne conhecida dentro do seu mercado.
#3. Fazer mídia social para SEO
Obviamente o Google prefere os conteúdos e posts que são mais compartilhados nas mídias sociais, mas o SEO deve ser o subproduto de sua estratégia, e não seu objetivo principal.
Caso contrário, sua equipe vai começar a fabricar posts idiotas pensando apenas no SEO.
Você não pode permitir que suas mídias sociais tenham como único objetivo divulgar uma palavra-chave pela qual você quer ser encontrado.
#4. Produção de conteúdo viral
O conteúdo compartilhado nas mídias sociais quase nunca viraliza.
Um documento da Microsoft Research junto com a Universidade de Stanford mostra que o conteúdo é normalmente preso na cauda longa das mídias sociais e raramente é partilhado pelas conexões de suas conexões.
As histórias morrem muito rapidamente, em vez de se espalharem exponencialmente, como um vírus.
Em vez de rezar por um viral, que é tão provável quanto ganhar na mega-sena, as mídias sociais devem ser utilizadas para intensificar a lealdade de seus clientes existentes, e desenvolverem a consciência entre potenciais clientes.
#5. Medir o sucesso pelo engajamento
Conversas e engajamentos têm seus custos. Qualquer empresa de call center pode provar isso.
As métricas mais genuínas de sucesso incluem o conhecimento da marca entre o público, e uma métrica em que os gurus são muito relutantes em medir, as vendas.
Isso é o que realmente importa no final do dia, não é mesmo: o número de pessoas que tomaram consciência de nossa marca e produto, e as conversões que conseguimos.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 flawed social media strategies you should shun”, do PR Daily.