Veja o que o seu site deve fazer para ser beneficiado pelo novo algoritmo do Google
O Google beija-flor é o novo algoritmo de busca utilizado pelo Google. Ele foi lançado com um pouco de controvérsia, por conta de seus novos métodos de indexação de resultados e exigências rigorosas de SEO.
Um dos principais componentes do beija-flor é que ele funciona de maneira eficiente quando as consultas são enviadas em forma de perguntas.
Assim, perguntas como “onde fica o restaurante de comida italiana mais próximo?”, por exemplo, poderia resultar os mais relevantes resultados, em vez de uma lista aleatória de restaurantes de comida italiana mais próximos.
No entanto, o que o beija-flor faz é reduzir o valor da palavra chave, que foi o mandatório na indústria de SEO por anos.
Dito isso, as palavras chaves não são completamente desprovidas de valor na estrutura do beija-flor. Em muitos casos, as páginas que estão bem estruturadas com as palavras mais relevantes vão aparecer mais nos resultados.
É assim que o Google veio trabalhando há vários anos nos algoritmos como o Panda e o Pinguim.
Mas, em vez de conteúdo rico em palavra chave, o Google está se concentrando em conteúdo rico que realmente fornece informações úteis para o leitor.
Você não vai mais encontrar artigos embalados com dezenas de palavras chave no cabeçalho, ou rodapé, porque o Google simplesmente vai ignorar esses sites porque pensam que eles são spam.
Em alguns aspectos os robôs do Google não estão errados. Uma indústria que é realmente alvo do beija-flor são as de serviços de conteúdo barato. Se você pagar por artigos baratos, você terá maus resultados.
Na maioria dos casos, pagar por parágrafos de conteúdo vai penalizar o seu site, principalmente sob o funcionamento do beija-flor. Se você quer aparecer no todo do Google, então você precisa de conteúdo de qualidade, que é informativo e não criar conteúdo que faz spam de palavras chave.
Antes de 2013, você podia até conseguir chegar a algum lugar com um lixo de conteúdo, mas esse já não é mais o caso.
Claro que, daqui alguns anos, o beija-flor também vai penalizar um bom conteúdo que repetidamente estiver focado sempre na mesma palavra chave. É um caminho difícil de trilhar, mas os bons escritores sabem como contornar esse rigoroso algoritmo.
De qualquer maneira, o beija-flor é um ótimo serviço para os criadores de conteúdo especializados e péssimo para os criadores de conteúdo barato.
Se você está à procura de criadores de conteúdo para o seu site, então não mantenha seu foco no preço dos serviços. Artigos escritos por serviços baratos de conteúdo podem ser completamente ignorados pelo beija-flor, por não atender suas diretrizes.
Com o beija-flor a sua empresa precisa ter conteúdo exemplar em seu site. Isso vai ajudar a melhorar o tráfego, aumentar o reconhecimento da sua marca e aumentar os resultados do seu negócio.
___
Este artigo foi adaptado do original “Is Google Hummingbird Good For Everyone?”, do socialmedia today.