Uma discussão que já vi em alguns blogs, tanto aqui no Brasil quanto fora, é se vale a pena ou não incluir imagens em um post no blog.
Aqui na Resultados Digitais começamos usando pouco esse recurso, fizemos alguns testes e depois de um tempo, temos algumas opiniões sobre o assunto, que resolvemos compartilhar abaixo.
Por que valem e pena
Capturam a atenção e criam envolvimento
As imagens, devido às formas e cores, possuem um estímulo visual muito maior que os textos e por isso capturam toda a atenção em um primeiro momento. Como na Internet estamos sempre com várias abas abertas e é muito fácil ir de um site pra outro, as imagens podem ser importantes para gerar empatia nesses poucos segundos que um post tem para atrair o interesse do visitante.
Facilitam o entendimento
O ditado já diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Muitas vezes um gráfico, a imagem de um produto em uso ou alguma ação relacionada ao assunto do post podem ser muito úteis em tornar o conceito mais claro para quem está lendo.
Os posts se destacam mais no Facebook
Esse item é bastante importante e nem todos pensam nisso. Se sua empresa pensa em utilizar-se do Facebook para espalhar o conteúdo, as imagens são praticamente obrigatórias. Quando alguém curtir o seu post, são elas que vão ajudar seu conteúdo a se destacar em meio ao mar de posts.
Veja o exemplo de dois posts da Resultados Digitais, com e sem imagens:
Qual dos dois você acredita chamar mais a atenção?
(Aliás, já curtiu a Página da Resultados Digitais no Facebook?)
Quais cuidados tomar
Apesar dos benefícios que citamos, nem tudo são flores. Se as imagens não forem bem utilizadas podem jogar todo o esforço por água abaixo. É muito importante tomar cuidado com as seguintes armadilhas:
Tamanho das imagens
Imagens muito grandes demoram a carregar e isso é bastante ruim para o seu site. Como indicamos, o visitante gasta poucos segundos para decidir se lê ou não um post e sua empresa não quer gastar esses segundos fazendo-o esperar a imagem carregar.
Além disso, o tempo de carregamento do site é um fator considerado pelo Google na avaliação de sites. Se seu site for lento, pode comprometer seu trabalho de otimização para buscadores.
Atenção x Conversão
As imagens podem e devem te ajudar, mas é preciso tomar cuidado com o que destacar. Não faça com que suas imagens se destaquem mais que seus botões e formulários de conversão. No nosso caso, por exemplo, nos preocupamos em fazer com que as chamadas para baixar nossos eBooks, na barra da direita, sejam maiores e mais vibrantes que as imagens do post.
Imagens não são “lidas”
Não cometa o erro de usar imagens para fazer inteiramente o papel de textos. As imagens não conseguem ser lidas pelas ferramentas de busca.
Se a imagem estiver retratando um texto, opte sempre pelo texto. Se não for esse o caso e a imagem representar apenas um gráfico ou uma foto, recomenda-se também que o nome do arquivo descreva o que ela está retratando e que a tag Alt text seja usada com o mesmo propósito.
Imagens devem ser usadas legalmente
Para adicionar uma imagem no post, não basta entrar no Google Images e pegar qualquer coisa que apareça pela frente. Você pode estar infringindo o direito do autor (copyright). É preciso verificar se a imagem pode ser utilizada por terceiros ou então comprar a lincença. Um post da Enlink ensina como encontrar imagens para o seu artigo.
Textos Relacionados
- Conteúdo vale mais que dinheiro nas mídias sociais
- Posts de sucesso: 5 detalhes que fazem toda a diferença
- 10 dicas simples para manter o seu blog vivo
- Como criar um blog interessante para sua empresa
- 4 passos para elaborar boas respostas a críticas no seu Blog ou Email