X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Vale a pena usar imagens em posts do blog?


imagemUma discussão que já vi em alguns blogs, tanto aqui no Brasil quanto fora, é se vale a pena ou não incluir imagens em um post no blog.

Aqui na Resultados Digitais começamos usando pouco esse recurso, fizemos alguns testes e depois de um tempo, temos algumas opiniões sobre o assunto, que resolvemos compartilhar abaixo.

 

Por que valem e pena

Capturam a atenção e criam envolvimento

As  imagens, devido às formas e cores, possuem um estímulo visual muito maior que os textos e por isso capturam toda a atenção em um primeiro momento.  Como na Internet estamos sempre com várias abas abertas e é muito fácil ir de um site pra outro, as imagens podem ser importantes para gerar empatia nesses poucos segundos que um post tem para atrair o interesse do visitante.

Facilitam o entendimento

O ditado já diz que uma imagem vale mais que mil palavras. Muitas vezes um gráfico, a imagem de um produto em uso ou alguma ação relacionada ao assunto do post podem ser muito úteis em tornar o conceito mais claro para quem está lendo.

Os posts se destacam mais no Facebook

Esse item é bastante importante e nem todos pensam nisso. Se sua empresa pensa em utilizar-se do Facebook para espalhar o conteúdo, as imagens são praticamente obrigatórias. Quando alguém curtir o seu post, são elas que vão ajudar seu conteúdo a se destacar em meio ao mar de posts.

Veja o exemplo de dois posts da Resultados Digitais, com e sem imagens:

Post da Resultados Digitais no Facebook

Post da Resultados Digitais no FacebookQual dos dois você acredita chamar mais a atenção?

(Aliás, já curtiu a Página da Resultados Digitais no Facebook?)

Quais cuidados tomar

Apesar dos benefícios que citamos, nem tudo são flores. Se as imagens não forem bem utilizadas podem jogar todo o esforço por água abaixo.  É muito importante tomar cuidado com as seguintes armadilhas:

Tamanho das imagens

Imagens muito grandes demoram a carregar e isso é bastante ruim para o seu site. Como indicamos, o visitante gasta poucos segundos para decidir se lê ou não um post e sua empresa não quer gastar esses segundos fazendo-o esperar a imagem carregar.

Além disso, o tempo de carregamento do site é um fator considerado pelo Google na avaliação de sites. Se seu site for lento, pode comprometer seu trabalho de otimização para buscadores.

Atenção x Conversão

As imagens podem e devem te ajudar, mas é preciso tomar cuidado com o que destacar. Não faça com que suas imagens se destaquem mais que seus botões e formulários de conversão. No nosso caso, por exemplo, nos preocupamos em fazer com que as chamadas para baixar nossos eBooks, na barra da direita, sejam maiores e mais vibrantes que as imagens do post.

Imagens não são “lidas”

Não cometa o erro de usar imagens para fazer inteiramente o papel de textos. As imagens não conseguem ser lidas pelas ferramentas de busca.

Se a imagem estiver retratando um texto, opte sempre pelo texto. Se não for esse o caso e a imagem representar apenas um gráfico ou uma foto, recomenda-se também que o nome  do arquivo descreva o que ela está retratando e que a tag Alt text seja usada com o mesmo propósito.

Imagens devem ser usadas legalmente

Para adicionar uma imagem no post, não basta entrar no Google Images e pegar qualquer coisa que apareça pela frente. Você pode estar infringindo o direito do autor (copyright). É preciso verificar se a imagem pode ser utilizada por terceiros ou então comprar a lincença. Um post da Enlink ensina como encontrar imagens para o seu artigo.

 

Textos Relacionados

  1. Conteúdo vale mais que dinheiro nas mídias sociais
  2. Posts de sucesso: 5 detalhes que fazem toda a diferença
  3. 10 dicas simples para manter o seu blog vivo
  4. Como criar um blog interessante para sua empresa
  5. 4 passos para elaborar boas respostas a críticas no seu Blog ou Email

ec bkD msPbaCc

Via RSS de Resultados Digitais

Leia em Resultados Digitais

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot