X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Assista a 30 anos de ônibus espaciais em apenas um lançamento


Acabou. Hoje, chegamos ao fim. Três décadas de programa de ônibus espaciais, com vários sucessos incríveis e duas falhas terríveis. O vídeo acima mostra os trinta anos em apenas um lançamento.

O ônibus espacial é uma das máquinas mais complexas já criadas. Mesmo com todos os seus defeitos, ela era um monstro poderosíssimo. Combinados, os ônibus espaciais viajaram 826,7 milhões de quilômetros em 135 missões. É um número impressionante — nós poderíamos ter ido à Júpiter!

Como um nerd do espaço que nunca viu o Saturn V rasgando o céu, eu não consigo pensar em uma demonstração mais incrível de poder e engenharia do que o programa dos ônibus espaciais. Levados com 725 mil quilos de combustível líquido e dois propulsores potentes para ver a explosão do lançamento, algo que não veremos mais.

Para alguém que assistiu ao lançamento do primeiro Columbia quando era apenas uma criança, é difícil acreditar que tudo isso já acabou apenas três décadas após seu início. Se eu estou com um nó na garganta, imagino como estão se sentindo todos aqueles que trabalham no projeto. Mesmo assim, tenho esperança de que teremos coisas ainda mais empolgantes nos próximos anos, com missões para Marte e outros planetas. Até lá, assistirei a esse vídeo várias vezes para lembrar de uma das obras primas da engenharia humana e do programa espacial americano.

Boa viagem, Columbia, Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

Vídeo editado por Woody Allen Jang e idealizado por Jesus Diaz. Edição de vídeo adicional por Jesse Martinez.

bedf zkAKkPvagk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot