Palmas – A diretora-técnica do Sebrae em Tocantins, Mila Jaber, em parceria com o governo estadual, participa de uma missão internacional na Espanha. A visita, que tem como objetivo divulgar produtos do estado no exterior, deve terminar no próximo dia 10.
Nesta semana, durante reunião com o Ministério da Agricultura da Espanha – responsável pelo controle das riquezas naturais e do artesanato do país – os representantes brasileiros apresentaram alternativas para a introdução de artigos nacionais no mercado espanhol. “O capim dourado é o nosso principal produto, mas estamos divulgando outros itens, como babaçu, cristal, buriti, cerâmica, além dos belíssimos bordados”, disse a secretária de Cultura do estado e integrante da missão, Kátia Rocha.
Durante o encontro, ela enfatizou uma grande conquista para o estado: o Selo de Indicação Geográfica do Capim Dourado. “A certificação agregou valor ao produto e fortaleceu esse tipo de artesanato e a cadeia nacional e internacional. Por isso, vamos continuar investindo na capacitação do artesão e buscando novas tecnologias através do design”, comentou a secretária.
Já a diretora do Sebrae ressaltou que a instituição vai investir em pesquisas para reconhecer a identidade, tipologia, produção, demanda e a comercialização do capim dourado, visando o aumento da competitividade do produto. Hoje, apenas 3% do que é produzido na região é exportado.
Desde 2005, a instituição já investiu aproximadamente R$ 20 milhões em projetos de cultura e artesanato, apostando na capacitação da mão de obra e na melhoria da qualidade e design do artesanato produzido na região. “Estamos mapeando a cadeia de artesanato e buscando parcerias para posicionar o capim dourado no mercado internacional. A ideia é associar os produtos a grandes estilistas e designers, participar de feiras de negócios, desfiles e eventos de moda”, afirma Mila.
Para a secretária Kátia Rocha, a preocupação é que a renda obtida com a comercialização dos produtos seja revertida em benefício do estado. “O maior desafio é intensificar o controle da colheita do capim com o objetivo de preservar a matéria-prima e fomentar a produção”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Aline Brado – (63) 3219.3302
www.to.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.to.agenciasebrae.com.br
www.to.sebrae.com.br
www.sebraenews.com.br
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias