Rio de Janeiro – Mostrar produtos, serviços ou equipamentos diretamente para 13 grandes compradores do segmento de bares e restaurantes cariocas. Essa oportunidade atraiu mais de 100 fornecedores fluminenses para a Rodada de Negócios, que acontece nesta segunda-feira (30), na sede da Federação do Comércio (Fecomércio/RJ), no Flamengo, zona sul da cidade.
O evento é mais uma iniciativa do programa Compra Rio, coordenado pelo Sebrae no Rio de Janeiro, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços (Sedeis), Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio), Fecomércio/RJ e Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Estima-se gerar, como saldo desses encontros, cerca de R$ 8 milhões.
Tomate seco com forma e textura de caviar, fungui de abobrinha e antepasto de jiló fizeram parte das amostras trazidas por Lúcio Clambert para a rodada de negócios. Ele comanda a Clambert Antepastos Artesanais, empresa de Petrópolis, na região Serrana. O empresário acumula 13 anos de experiência no ramo e vende para todo o país. “A degustação é importante para mostrar outros indicadores de qualidade além do sabor, como textura e aroma”, diz.
Essa percepção foi confirmada por Fernando Sá, um dos sócios do francês Claude Troisgros, um dos mais respeitados chefs do mundo, que tem quatro empreendimentos no Rio, entre restaurantes e bistrôs. “Cerca de 60% das nossas compras são feitas em estados como São Paulo, mas queremos descobrir e incorporar mais fornecedores locais. Esse evento também é importante para quebrar barreiras. Percebemos que muitos temem apresentar seus produtos porque trabalhamos com alta gastronomia. Mas, estamos abertos aos produtores fluminenses”, avisa.
Organizado a partir das demandas apresentadas por bares e restaurantes, a rodada de negócios está pautada em uma extensa lista que inclui, além de alimentos, outros itens como uniformes, móveis, equipamentos de segurança eletrônica e produtos de higiene e limpeza. “Decidi me inscrever porque identifico uma oportunidade de valorizar a marca do empreendimento através, por exemplo, da criação de embalagens para venda no local ou entrega em domicílio”, explica a designer Cláudia Kayat, da Hok Inovação.
“Queremos estimular as compras locais. Muitos empreendimentos não sabem o que é produzido aqui e essa é uma excelente oportunidade para mostrar a excelência dos nossos produtos e serviços”, destaca a subsecretária da Sedeis, Dulce Ângela Procópio. O gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae no Rio de Janeiro, Marcelo Weber, reforça que “Esse é um segmento muito importante porque a cidade vai receber cada vez mais turistas por conta dos grandes eventos. E o bom atendimento depende também da qualidade dos fornecedores”.
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias: (61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebrae
www.facebook.com/sebrae
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias