X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Curso qualifica mão de obra para a construção civil


João Pessoa – A construção civil abre mercado no Cariri paraibano que, para qualificar sua mão de obra, ofereceu um curso de capacitação para operar retroescavadeira, máquina essencial para o setor. Nove cidades já receberam o equipamento do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e 20 municípios da região participaram da qualificação. O curso foi ministrado por técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e contou com o apoio do Sebrae na Paraíba, por meio do programa Territórios da Cidadania.

“A capacitação foi solicitada pelos empresários da construção civil. Aproveitamos a oportunidade da doação das máquinas. Essa é uma das vertentes do programa, identificar as potencialidades e sanar as necessidades”, informou a gestora da iniciativa pela unidade do Sebrae em Monteiro (PB), Maria Madalena Andrade.

A capacitação vai fortalecer os setores público e privado locais. A mão de obra para este segmento e, principalmente é escassa na região, segundo Madalena. “O curso preenche alguns pontos de estrangulamento do Cariri”, explicou. As ações do Territórios da Cidadania têm apoio do Plano Brasil sem Misérias, que promove soluções para as necessidades coletivas dos empresários que desejam crescer.

O empresário Laudemir Lucas, dono da Congo Construções, apoiou dois funcionários que participaram do curso. “É importante aprender a utilizar a retroescavadeira da forma correta. Temos duas delas na nossa empresa e somente um funcionário sabia operar de maneira empírica. Ele já era operador, mas mesmo assim disse que o curso melhorou sua técnica e teoria sobre a máquina”, disse.

Quando foi inscrever os funcionários no curso, Laudemir notou que outros ficaram com interesse. Por isso, os dois colaboradores capacitados serão multiplicadores para os outros funcionários. Segundo o empresário, além de possibilitar mais profissionalização, o curso oferece colocação profissional no mercado de trabalho. “O curso foi bom para o setor público, já que muitas prefeituras utilizam essas máquinas em suas obras, mas também para o privado, que poderá ter funcionários melhor qualificados”, completou o empresário.

 

Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo