João Pessoa – Ser empreendedor é ter coragem, acreditar em um sonho, em uma ideia, no próprio negócio. Com essas palavras, o diretor-técnico do Sebrae na Paraíba, Luiz Alberto Amorim, deu as boas vindas aos cerca de 300 participantes do II Encontro de Empreendedores Individuais da Zona da Mata Paraibana.
O encontro foi realizado nesta terça-feira (20), em João Pessoa, com o objetivo de estimular e informar os microempreendedores individuais (MEI) sobre a legislação dos pequenos negócios. “Junto com as micro e pequenas empresas (MPE), vocês sustentam a economia deste país. A sociedade precisa muito da força do trabalho de vocês e o Sebrae está à disposição para fornecer as informações necessárias para o desenvolvimento dos seus negócios”, afirmou Luiz Alberto.
O representante do Conselho Deliberativo do Sebrae na Paraíba, Antônio Gomes, também incentivou os presentes. “Sejam otimistas. A vida de empresário tem altos e baixos, mas não desistam nunca”, afirmou.
A empresária e cabeleireira Jânea Barbosa, de Pau dos Ferros (RN), participou do evento para contar o seu caso de sucesso. Ela se destacou como empreendedora e influenciou positivamente a sua comunidade e as cidades vizinhas. “Comecei cortando cabelo de graça, em um espaço com menos de 20 m². Hoje, tenho um salão próprio com sete funcionários e atendo a 15 municípios da minha região. Quantas pessoas ainda posso influenciar para construir uma história como a minha?”, indaga a empresária, ao relatar sua vida de empreendedora de sucesso.
Os participantes do Encontro contaram com palestras sobre direitos trabalhistas e previdenciários, com o procurador federal Paulo Souto, e sobre como administrar a si mesmo e seu negócio, com o psicólogo Rossando Klinjey. Houve ainda uma rodada de debates com representantes da Receita Estadual, Receita Federal e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que esclareceram as dúvidas sobre os benefícios e obrigações dos MEI.
Oportunidade
No ano de 2012, cerca de 16 mil paraibanos tornaram-se MEI. Isto quer dizer que em 11 meses o estado aumentou em mais de 60% a quantidade de trabalhadores por conta própria que se formalizaram e tornaram-se empresários. Atualmente, a Paraíba tem em torno de 42 mil MEI.
“A lei federal que institui a figura jurídica trouxe a oportunidade de formalização do próprio negócio para muitos trabalhadores que estavam na informalidade e ainda incentivou a abertura de novas empresas, inclusive por quem era empregado. Foi um grande avanço”, afirmou o analista técnico do Sebrae na Paraíba e coordenador do II Encontro, Alexandro Teixeira.
Serviço:
Sebrae na Paraíba: (83) 2108-1218
www.pb.agenciasebrae.com.br
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias
Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias