É possível aproveitar o inbound marketing como um todo, sem precisar escolher entre ativo e passivo. Veja como
Eu sei que você está pensando que o outbound marketing é ativo enquanto o inbound marketing é passivo. De qualquer maneira, essas são as definições viáveis, mas também as mais limitadas.
O inbound marketing – como o outbound – tem degraus de estratégia e de escopo que dependem de objetivos e circunstâncias. Existem diferentes táticas que se aplicam melhor em algumas situações do que em outras.
Sendo assim, apenas definir o que você pode ou não pode fazer no inbound marketing ou em qualquer outra estratégia não é a coisa mais útil e recomendada a se fazer.
Quando fazemos isso, classificamos as práticas. Deixemos de lado os valores e rótulos para olharmos, primeiramente, para o quadro geral.
Disparos fora da curva
Mike Volpe iniciou uma conversa interessante semanas atrás perguntando se a campanha de marketing está morta [você pode ler a nossa versão do artigo “As campanhas de marketing estão mortas?”]. Como você pode ler no artigo, a comunidade voltada ao conteúdo como abordagem de marketing evita a campanha de outbound marketing para que ela seja substituída por uma abordagem de construção de relacionamento ao longo do tempo.
O antigo conceito de explodir a sua mensagem e esperar por uma ação imediata está morto. É claro que a premissa de Mike provocou fortes respostas, cheio de defensores e ataques.
Porém, a verdade é que todas as formas de marketing são válidas (ou inválidas) em determinadas situações, e alguns são mais eficazes do que outros, dependendo da marca, mercado, pessoas, história e atualidade.
O trabalho do marketing profissional é entender cada situação e escolher a combinação de táticas que sejam mais propensas ao sucesso, ou pelo menos testar as táticas e ajustá-las a cada caso.
Se um marqueteiro investe a sua verba em alguma ação direta para atingir seus compradores, ele está investindo em marketing ativo. Caso contrário, se ele simplesmente publica um conteúdo nos diversos canais de marketing de conteúdo, ele está fazendo marketing passivo.
Isso pode ser dividido em algumas regras de ouro para ilustrar essa definição.
#1. Consciência geral de marca
O objetivo aqui é encontrar as pessoas que não sabem sobre você e, em seguida dar-lhes algum motivo ou razão convincente para sintonizá-lo com você.
É uma tarefa difícil e uma combinação de táticas de ativos e passivos que na maioria das vezes produzem os melhores resultados:
- Ativas: publicidade (TV, rádio, impressos, banners, anúncios, links patrocinados), e-mail marketing, mala-direta, telemarketing, participação em feiras, patrocínio de eventos.
- Passivas: blogs, website, SEO, artigos em portais, atualizações de mídias sociais, vídeos, podcasts, webinars, e-books e apresentações.
#2. Liderança de pensamento
Esta é mais uma coisa necessária que deve ser realizada por uma publicação de conteúdo de qualidade para ter o interesse da comunidade a quem se destina o seu produto. E para isso, os melhores resultados vêm da voz passiva:
- Passivo: sites, blogs, posts em portais, atualizações em mídias sociais, vídeos, podcasts, webinars, e-books e apresentações.
#3. Campanhas de marketing (que não estão mortas)
As campanhas de marketing são notadamente diferente das consciências sobre a marca e da vanguarda de pensamento – e muitas vezes se limitam a campanhas publicitárias que pouco têm a ver com marketing.
Elas são, em sua maioria, como uma conversa privada para identificar os pontos de encontro entre uma marca e o interesse de potenciais compradores. O conteúdo é criado para alcançar e apelarmos para que as pessoas se juntem às marcas no topo do funil de vendas e, então nutrir essas pessoas a ponto de se tornarem clientes fiéis.
Isso, muitas vezes pode ser feito com um misto de técnicas ativas e passivas:
- Primeira etapa (ativa e passiva): publicidade (TV, rádio, mídia impressa, banners, links patrocinados, anúncios em mídias sociais), e-mail marketing, mala-direta, blogs, atualizações de redes sociais, call to action em websites.
- Segunda fase (passiva): blogs, newsletter, smart content, call to action e design inteligente.
#4. Retenção de clientes
O marketing não para no momento do fechamento de uma venda. Um de seus papeis mais importantes é na prevenção do abandono do cliente e aumentar a vida útil do cliente dentro da empresa.
Você pode até achar que esse é apenas o trabalho do pós-venda, mas o marketing pode ajudar muito a manter as linhas de comunicação abertas e ajudar a manter os clientes engajados e felizes.
Mais uma vez a melhor combinação nessa fase é unir ativos e passivos:
- Ativos: newsletters, atualizações de versões de produtos, guias rápidos, case de clientes, fóruns, resenhas, reuniões.
- Passivas: blogs, atualização de mídias sociais, canais de comunicação com clientes online, monitoramento de mídias sociais, publicações online, palestras e eventos.
Ação versus definição
A ideia desse artigo é ilustrar algumas áreas cinzentas do marketing. É interessante pensar não em termos de inbound ou outbound, ativo ou passivo, mas sim em como obter melhores resultados através das ferramentas de marketing.
Dizer que algumas táticas são mais favoráveis do que outras em determinadas situações todos podem. No entanto, é preciso posicionar-se e focar no segmento e ferramenta em que o seu público está.
Tenho certeza que, de alguns anos para cá será impossível transformar uma empresa em uma marca forte sem a internet. Por outro lado é completamente possível criar uma marca forte apenas com a internet.
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Este artigo foi adaptado do original: “Active vs. Passive Inbound marketing”, da Kuno Creative.
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