Grandes ideias precisam de espaço adequado para se desenvolver. Siga estas 3 regras para se certificar que não está fora do caminho
Sem inovação, uma empresa está relegada a seguir os outros e se contentar a participar de um negócio commodity.
A maioria dos empreendedores sabe disso intelectualmente, mas é muito fácil falar de servir à inovação enquanto o seu processo é boicotado na rotina do escritório.
Em um artigo recente no blog da Harvard Business Review, Rosabeth Moss Kanter escreveu o que ela chamou de 9 regras para sufocar a inovação.
Ela falou sobre as maneiras que as pessoas acabam danificando o processo de inovação, geralmente sem perceber. Aqui estão algumas lições do artigo.
#1. A inovação é inclusiva, não exclusiva
Um erro clássico – não apenas para empreendedores, mas para muitos executivos estabelecidos – é assumir que as boas ideias vêm de um pequeno círculo de pessoas iniciadas.
Tais pessoas podem descartar ideias apresentadas pelos funcionários ou simplesmente restringir todas as atividades inovadoras, como sessões de brainstorming por conta dessa crença.
Este é um problema porque a inovação precisa de criatividade e uma das melhores maneiras de obter criatividade é permitir diferentes ideias no ambiente de trabalho.
A Netflix prospera hoje porque alguém percebeu que você pode baixar arquivos da internet e os filmes são apenas arquivos grandes.
Se utilizarmos apenas as pessoas iniciadas para ouvirmos ideias, limitamos muito as experiências e possibilidades, porque as pessoas acostumam-se ao jeito uma das outras.
Sempre é preciso sangue novo para agitar as coisas.
#2. A inovação precisa de tempo e recursos
Qualquer processo de negócios precisa de tempo para acontecer. Restringir o tempo, a energia e outros recursos necessários para que ela aconteça simplesmente não vai funcionar.
Os funcionários precisam de espaço para sonhar acordado, para ter experiência e considerar as coisas que podem, em última análise, não levar a lugar nenhum.
Se você faz e refaz as contas a todo minuto e economiza cada centavo na esperança de conseguir inovar com as coisas apertadas, você vai sufocar a inovação por causa da falsa eficiência.
A gestão de uma empresa requer a tomada de riscos e com isso, usando a gestão do risco, evitar que as consequências sejam negativas. A única garantia que você tem é que, se não inovar tudo vai refletir em fracasso.
E essa é uma certeza que nenhum empreendedor que ter.
#3. A inovação precisa de um ambiente estimulante
Os melhores produtos, serviços e práticas empresariais não estão totalmente formados. Eles surgiram após uma série de erros e reviravoltas e trapalhadas, todos investidos no resultado final do projeto.
Se você quer incentivar a inovação, pare de castigar as pessoas pelos erros, incentivando os funcionários a competir por, favor gerencial e rejeitar publicamente as ideias de sua equipe.
___
Este artigo foi adaptado do original, “3 Tatics to Breed Innovation”, da revista Inc.