X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

Trabalho de costureira baiana é reconhecido no exterior


Salvador – Determinação e garra definem a trajetória da empreendedora Deijanira Gonçalves, proprietária da empresa Augustos Bordados, localizada no Bairro da Matriz, em Jacobina (BA). A costureira de mão cheia enfrentou dificuldades e constantes mudanças até conseguir lucrar com a produção de bordados e confecções. O negócio cresceu e hoje seu trabalho é reconhecido também no exterior.

Tendo que encontrar uma fonte de renda para sustentar a família, a empreendedora, que sempre trabalhou em casa com pinturas e vagonite (tipo de bordado que reproduz desenhos decorativos geométricos), decidiu montar o próprio negócio. Mesmo sem dinheiro para comprar os materiais necessários à produção, ela buscou alternativas para concretizar um sonho. Deijanira e seu marido Antônio Albino procuraram informações sobre como conseguir uma máquina de bordados. A partir dos contatos dos fornecedores adquiridos em bancas de revistas, o casal enviou correspondências para representantes.

“Precisávamos complementar a renda, pois eu era assalariado. Foi então que recebemos uma resposta de um fornecedor de uma revista especializada. Em poucos dias, entramos em contato com o representante, que veio até a nossa casa e ensinou a minha esposa como utilizar a máquina”, disse Albino. A empreendedora credita parte do seu sucesso ao apoio do Sebrae na Bahia. A relação nasceu em 1996, quando a instituição, em parceria com o Banco Nordeste, ajudou no financiamento para a compra de mais três máquinas. “Encontrei no Sebrae a possibilidade de fazer a empresa dar certo. Participei de um curso sobre inovação e foi lá que desenvolvi a ideia do projeto”, diz Deijanira.

Para colocar o plano em prática, a microempreendedora individual (MEI) passou a ser figura constante em eventos, cursos e oficinas. “A participação nos cursos e palestras foi fundamental para o meu progresso e até mesmo para estabelecer novos contatos com empresários da cidade, que acabaram virando meus clientes. Ao longo desses anos, o curso que mais enriqueceu minha trajetória foi Conhecendo melhor o seu Cliente”, relata.

Para o coordenador da unidade do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, é importante que o MEI procure se capacitar frequentemente. “O conhecimento é a mola que impulsiona os negócios. Os empreendedores bem-sucedidos são aqueles que efetivamente se capacitaram, ou tiverem a sensibilidade de buscar consultoria especializada. Não há outro caminho, senão uma educação continuada. E nossa matriz educacional permite isso”, explica.

A empresária busca atender aos diferentes pedidos e se adequar às diferentes culturas. “Estamos sempre nos atualizando, o que é ótimo para conseguir diversificar a nossa oferta de produtos. Desta forma, a clientela se sente valorizada e conseguimos manter nossos clientes fiéis”, diz Deijanira.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Via RSS de RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Leia em RSS Feeds – Agência Sebrae de Notícias

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot