O que podemos aprender sobre empreendedorismo e startups com CEOs e fundadores de algumas das empresas de sucesso na internet?
Nos últimos dias aconteceu o Techcrunch Disrupt em San Francisco. O evento é uma grande oportunidade de absorver ideias dentro e fora do palco.
No evento é possível conhecer milhares de startups e ideias, a grande maioria uma maneira de mostrar como é grande os números do empreendedorismo pós-internet.
De qualquer maneira, um dos pontos altos do evento foi a grande oportunidade de aprendizado no palco com o CEO do Twitter, Dick Costolo, do Facebook, Mark Zuckerberg, Evan Spiegel (Snapchat), Boris Sofman (Anki) e Don Valentine (Sequoia Capital).
Do debate, pegamos 5 dicas sobre empreendedorismo e startups e compartilhamos com vocês:
#1. Evan Spiegel, CEO do Snapchat
Um monte de gente fala sobre a sensação de usar o Google Glass e derreter tudo, mas eu não acredito no apreço das pessoas ao redor de quem estava usando o óculos.
Você não pode projetar e construir tecnologias de consumo, sem compreender como elas impactam as interações sociais e comportamentos.
É preciso entender que não importa o quão legal a sua ideia possa ser, há sempre alguns bloqueios sociais para a adoção dela.
Foi o caso do SMS, quando foi lançado, e vai ser o caso do Google Glass, quando ele realmente ganhar as ruas.
#2. Boris Sofman, CEO da Anki
Todo tipo de entretenimento terá um nível superior de inteligência incorporada.
O entretenimento não será o mesmo que foi no passado e, por isso, existem oportunidades de criarmos novas experiências.
Mais importante ainda, essa inteligência estará praticamente em tudo o que for criado nos próximos 5 anos e uma peça importante na criação de qualquer novo projeto.
#3. Dick Costolo, CEO do Twitter
Há muitas maneiras diferentes de ser bem sucedido e você precisa encontrar seu próprio caminho para que isso aconteça.
Se você não sabe o que significa sucesso para você e sua empresa, então você certamente está no caminho errado.
Não tente medir o sucesso da sua empresa com o sucesso de outras empresas e com as métricas que funcionaram para outros empreendedores.
#4. Mark Zuckerberg, CEO do Facebook
Construir coisas é sobre ver as coisas que importam e ir aderindo elas ao seu produto.
Fundadores subestimam a quantidade de trabalho duro e a paciência que é necessária para construir algo que seja duradouro.
#5. Don Valentine, fundador da Sequoia Capital
O que é importa é ter a capacidade e a vontade de ser diferente. Grandes empresas são construídas com produtos diferentes, por pessoas diferentes.
Não pertença à multidão, pense e faça diferente. Não deixem que as regras definam a sua estratégia, contratação ou caminho que seus produtos e ideias de negócios vão levar.
___
Este artigo foi adaptado do original, “5 startup lessons from Twitter CEO Dick Costolo, Facebook founder Mark Zuckerberg & others”, do Gigaom.