X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O desespero é o caminho mais longo para se chegar à vitória


Recebo inúmeros e-mails de pessoas desesperadas. Pessoas que não enxergam solução para o seu problema e que estão cegas demais por suas emoções para racionalizar como resolver seus problemas. Eu já fui assim. Eu já fui cego. Eu já parei de respirar quando soube de uma notícia que não esperava ou quando buscava solução para os meus problemas. Também era assim quando comecei a praticar jiu-jitsu brasileiro e me descontrolava logo assim que a luta começava e o parceiro de treino vinha para cima de mim. Já perdi tanto tempo e tanta energia com o desespero que hoje tenho uma bela dica para você que sofre com um problema sem solução na sua vida e que não sabe como resolver. Acompanhe.

Combate

Os dois ficam de joelho no chão, um de frente para o outro. Olhar baixo, procurando onde colocar as mãos. Toques de leve no kimono testam a agilidade do oponente até que um agarrão firme no kimono ou na lapela é desferido e a luta começa. A respiração dispara e as pupilas dilatam. O menos experiente não sabe o que vai acontecer e começa a fazer força, cada vez mais força, para se livrar da forte pegada do seu oponente. Agito, força, corre-corre. Suor caindo feito dilúvio. O oponente cada vez mais enrolando-se ao seu corpo feito uma cobra, pega braço, ombro, perna, pé e pescoço. O estrangulamento é eminente. A torção do braço uma certeza. O cansaço então, uma dádiva dos deuses para pedir tempo e respirar enquanto arruma o kimono. Você bate dando dois tapas leves no oponente mostrando que desistiu. Levanta-se e retorna, ainda mais cansado e assustado para o tatame onde toda a luta recomeça…

A cena acima acontece repetidas vezes em um treino de jiu-jitsu e na vida. Não sabemos por onde começar e mesmo assim somos empurrados para ir para cima. Não sabemos o que vai acontecer conosco e mesmo assim somos acostumados a usar a força para sobreviver. Terminamos desesperados e cegos das possibilidades que tínhamos na nossa frente se ao invés da força, utilizássemos a inteligência da natureza e nenhuma emoção.

Estar desesperado é emocionante

Cá entre nós não há nada que nos deixe mais vivos que a emoção do desespero. Quando estamos desesperados não pensamos em mais nada. Nos envolvemos totalmente com as nossas emoções e pensamentos (inundados de emoção) que esquecemos de tudo, até mesmo que o buraco onde entramos tem saída. Afirmo isto, porque nesta semana comecei a treinar jiu-jitsu brasileiro com faixas brancas recém-chegados na academia e pude ver neles o mesmo desespero que tinha quando comecei a treinar. Excesso de força, falta de técnica, erros bobos, etc. O mesmo que observo hoje em empreendedores inexperientes que empreendem na torcida dos seus negócios darem certo para ficarem desesperados em um futuro próximo, de curto a médio prazo.

De fato, mostrar-se desesperado tem uma relação muito forte com uma tendência natural do ser humano de se vitimizar. Somado a isto, ainda temos o ingrediente de que o desesperado quer solucionar o seu problema de uma hora para a outra sem pensar em estratégias, gerando muita ansiedade e consequentemente diversos erros. Seja no jiu-jitsu ou na vida, o melhor a fazer é separar a emoção da razão e manter-se atuante de forma inteligente sem somatizar suas atitudes com suas emoções.

A porta de saída dos desesperados

Depois de ter sentido o gosto de se sentir desesperado, pare por um instante para pensar na luta. Pare o tempo e examine a sua situação. Anote atentamente aquilo que está te incomodando, seus aliados e seus inimigos e decida o que fazer. A porta de saída para os desesperados é feita de decisão, disciplina e paciência. Decisão para não olhar mais para trás e pensar no problema novamente. Disciplina para manter-se concretizando a decisão de tomou conforme caminha com a sua vida junto com o tempo. Paciência para relaxar enquanto o tempo faz o seu trabalho sem querer apressar as coisas.

Eu hoje raciocino quando luto. Raciocino quando vivo. Primeiro armo a minha base bem armada e estabeleço minhas estratégias para saber onde posso me apoiar. Sem base, não temos equilíbrio e esta é a principal razão para cairmos em situações onde ficamos desesperados. Se você está desesperado hoje, precisa ter consciência que foram tuas ações impensadas do passado que te deixaram nesta posição de desvantagem e que precisa construir a sua base para construir tua riqueza em cima.

Complementei esta conversa com um novo vídeo dando dicas e exemplos práticos sobre como resolver as situações de desespero pela qual todos já passamos, estamos passando ou ainda vamos passar.

adbf insistimento d WdqtTZIU

adbf thheElghL

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot