Todo mundo sabe que criatividade e inovação são fundamentais para o sucesso de uma empresa, certo? No entanto, desenvolver tais habilidades pode ser um desafio e tanto para os colaboradores, afinal, embora existam características que você pode aprender e utilizar para se tornar melhor em várias partes de um processo inovador, existem algumas barreiras que podem estar impedindo o seu desenvolvimento criativo. Neste artigo publicado no blog de Kevin Eikenberry, o autor sugere algumas fronteiras emocionais que podem estar empacando a sua criatividade. Olha só:
– Acreditar que não é criativo: embora você pense que isso seja um fator factual e não emocional, várias pesquisas apontam que todos nós temos o potencial de sermos criativos. Talvez, seja apenas uma questão de falta de prática, falta de confiança ou de acreditar que não somos criativos. Como líder, você pode oferecer ferramentas, oportunidades e incentivos aos seus colaboradores.
– Achar que ninguém se preocupa com suas ideias: quando pensa em algo do tipo, não significa que você não tem ideias, mas que não está confiante o suficiente em si mesmo ou em seus relacionamentos para compartilhá-las.
– Acreditar que vai pagar mico: se você acha que alguém não vai concordar com suas ideias e te ridicularizar dificilmente irá expor os seus insights.
– Achar que não vale a pena o risco: sim, há riscos. Talvez, seus líderem queiram ouví-lo, se importem e achem a sua ideia boa. Vai dar conta do recado depois?
– Acredita que não vai dar certo: este é o tal medo de errar. Mas é preciso ter consciência que a possibilidade de um erro é inerente a qualquer ideia nova. E todos estão sujeitos a isso, certo?