Você sabia que Arianna Huffington tem um guia para a felicidade? Aqui está o caminho
#1. Aprenda a se amar
Sim, tem sido uma jornada difícil, com tanto desgosto ao longo do caminho.
Mas finalmente aprendi a me amar. Meu método é simples. Todas as manhãs, eu me olho no espelho.
E, olhando para mim, sou eu que estou vendo.
Você sabe, um espelho é uma via de mão dupla. Você só tira de um espelho o que coloca nele. Então, toda manhã, quando eu olho no espelho eu digo: “Eu te amo”.
E todas as manhãs, a resposta vem de volta: “Eu te amo”.
Isso não é a mesma coisa para todos, é claro. Quando você olha em seu espelho, você não vai me ver. Você vai se ver.
Essa é a sua tragédia. Aprenda a viver com ela.
#2. Ouça a sabedoria dos sábios
Fato: o presidente John F. Kennedy, o famoso presidente norte-americano, disse: “Não pergunte o que você pode fazer por seu país, pergunte o que seu país pode fazer por você”, quando ele foi famosamente morto por uma bala assassina.
Fato: Minutos depois, o Dr. Martin Luther King Jr. estava em pé na varanda de sua suíte 5 estrelas de luxuoso hotel executivo, dizendo: “Eu tive um sonho incrível”, quando ele, também, foi famosamente assassinado, deixando esse sonho em farrapos.
Essas são 2 tragédias trágicas. Mas suas palavras sábias vivem. Sábias palavras de 2 homens que sabiam no fundo de seus corações que, por redefinir a nossa definição de como definir nossa redefinição do sucesso, nós, como seres humanos, podemos criar um mundo livre de estresse.
E, sim, essa é uma mensagem que me enche de esperança e positividade para o futuro.
Então, obrigado, John. Obrigado, Martin.
Seus legados vivem em mim.
#3. Nunca compre sabedoria sem pedir um recibo
Como uma criança camponesa na Grécia, eu sabia como era ser pobre. Comia nos restaurantes mais baratos e caminhava até a escola com roupas da última temporada.
Mas, sim, eu sempre fui rica de amor.
Uma mãe preocupada 24/7 como a minha seria capaz de juntar dinheiro suficiente para pagar o aquecimento para nossas piscinas.
E, sim, ela fez muitos sacrifícios.
“Eu vou ter que sacrificar”, ela dizia para á nossas empregadas, quando as encontrou a toa.
Mas ao longo da árdua jornada de sua vida, a minha mãe permaneceu muito orgulhosa.
Minhas queridas irmãs, Agapi e Akimbo, lembram como ela deu a todos nós o dom da compaixão. Ela estava sempre alimentava os passarinhos que brincavam em nosso jardim, atirando pão, queijo e outros petiscos saborosos. “Eles sentem o gosto melhor assim”, ela dizia.
Mães sempre misturam sabedoria interior com praticidade. “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”, ela nos dizia, “mas nunca os deixe fugir sem pagar por isso”.
#4. O tempo não para
Cada vez que olhamos para nossos relógios, parece mais tarde do que pensamos.
É por isso que, por razões espirituais, eu prefiro usar um Rolex.
#5. O quinto passo segue o quarto
“Escolha o seu travesseiro com sabedoria”, escreveu o atento professor Paulo Coelho, “Um travesseiro que é preenchido com varas e pedras não é tão suave como um travesseiro recheado de penas”.
“Antes de atravessar uma rua movimentada, olhe à direita e à esquerda e à direita novamente”, observa o conselheiro espiritual e consultor de bem-estar interior Gumi.
Sábias palavras.
Hoje, ele nunca foi mais difícil de tocar em nossa sabedoria interior. De acordo com pesquisadores de alto nível, os níveis de estresse atingiram um nível tão elevado que, em todo o mundo, temos sido levados a empregar pesquisadores para medir os nossos níveis de stress.
Em 1 minuto, estamos correndo de nossa reunião de alta performance com os executivos de alto escalão da Forbes 400 ansiosos por ouvir nossos planos de um novo programa de expansão do negócio.
No minuto seguinte, estamos sendo levados para a Casa Branca em uma limusine top-of-the-range para uma reunião com o presidente, que é, como é bem certificado, um amigo pessoal.
E antes que o dia acabe, nós estamos sendo entrevistados pelo âncora veterano Charlie Rose para a melhor nota de TV de programas de assuntos atuais, e assim inspirando um dilúvio de milhões de apreciativas mensagens de texto vindas de vitalícios admiradores de todo o mundo.
Mas, como twittou o lendário sábio Cherokee e visionário chefe Sitting Bore “O engajamento diário pode estar completo, mas e se a vida estiver vazia?”.
#6. O peixe que não sabe nadar em terra seca deve primeiro aprender a andar.
Às vezes, você deve recuar com o ciclo interminável de sucesso-aclamação- conquista-prêmio-sucesso-aclamação-conquista-prêmio.
E fazer uma pausa por algum tempo.
Respire fundo, então pergunte a si mesmo este importante questionamento: “Sim, eu posso ser muito mais inteligente e atraente e ter muitos mais amigos no Facebook do que qualquer pessoa que conheço, mas eu estou realmente mais feliz do que todos os meus rivais mais próximos?”.
Se a resposta for “Oh meu Deus, talvez não!”, Então você é um peixe que precisa aprender a andar.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Arianna Huffingtnon’s Guide to Happiness”, do VanityFair.