Contrariando a crença popular, é a sua maneira de pensar, não onde trabalha, que determina sua felicidade. Entenda como funciona
A The Atlantic publicou um artigo sobre felicidade no trabalho que nos faz rir e chorar ao mesmo tempo.
O artigo citou as estatísticas familiares sombrias que mostram que a maioria dos trabalhadores são infelizes, e que quando infelizes, são menos produtivos.
E como a maioria desses artigos, ele tratou o problema como algo que as empresas e seus gestores podem e devem resolver.
Essa é uma total asneira.
Sua felicidade é sua própria responsabilidade, não a responsabilidade de seus gerentes, colegas de trabalho, clientes, ou qualquer outra coisa em sua vida profissional.
Sim. É mais fácil ser feliz em um ambiente agradável entre as pessoas que você gosta.
Suas emoções, no entanto, são o resultado das decisões mentais que você fez, e os hábitos que desenvolveu.
Existem dezenas de pessoas que se queixam a cada dia de trabalho, reclamando de como estão estressados, estafados, ou qualquer coisa do tipo.
Há algumas pessoas no mundo que têm o trabalho dos sonhos, mas conseguem ser tão miseráveis que cometem suicídio. E há outras pessoas, que tem um emprego difícil, e conseguem permanecer otimistas.
Isso não significa que, em alguns lugares e situações as coisas sejam mais difíceis do que outras.
Se no seu trabalho é impossível ser feliz e realizado, você deve a si mesmo encontrar um trabalho que seja melhor para o que quer e precisa.
Queixosos são miseráveis que, onde quer que trabalhem irão reclamar, porque eles têm hábitos mentais que os fazem infelizes. Se levarmos essas pessoas para o céu, elas vão começar a reclamar sobre como as nuvens não são fofinhas o suficiente.
Você quer ser feliz no trabalho?
Você nunca será feliz se habitualmente se lamentar sobre as limitações de tudo, de todos os problemas, as situações fora de seu controle, e não der valor ao que acontece bem embaixo de seu nariz.
Sendo assim, assuma o controle das suas emoções. Crie a sua própria experiência. Uma vez que fizer isso, nunca vai se arrepender.
___
Este artigo foi adaptado do original, “Your Happiness Is Your Responsibility”, da Inc.