X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Scrum, Lean Kanban ou Lean Startup? Diferenças entre as metodologias ágeis


desenvolvimento_agil_agile_scrum_lean_kamban

Para organizar os processos internos e melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores, a Just Digital, empresa especializada em soluções enterprise para gestão de conteúdo e search, utiliza alguns métodos ágeis, como Scrum, Lean Kanban e Lean Startup para gestão e planejamento de produtos, projetos de software e em outras áreas de apoio da empresa.

A cultura ágil reflete em maior confiança, liberdade e transparência na equipe, desde 2010. Foi adotada para mudar os processos internos diante de frequentes problemas no desenvolvimento dos projetos, a partir da contratação de Bruno Bortoletto, especialista em métodos ágeis.

Os valores da cultura ágil conferem maior responsabilidade ao trabalho em equipe, de forma que todos tenham conhecimento dos desempenhos individuais e cobrem resultados uns dos outros. Ao mesmo tempo, o pensamento ágil oferece também maior liberdade individual – já que cada um se organiza. Assim, aumenta a autoconfiança, uma vez que o principal objetivo é a entrega de valor de negócio e cumprimento das metas, independentemente de como cada um utiliza seu tempo.

“Pensar sob a ótica dos valores e princípios da cultura ágil permite identificar  motivadores intrínsecos de cada um, que podem ser salário, flexibilidade de horário, condições, e que inclusive mudam de acordo com a fase de vida. Avaliações individuais periódicas ordenam motivadores e ajudam a identificar prioridades. Assim, fazemos com que os colaboradores queiram crescer na empresa, devido às possibilidades que se apresentam e ao ambiente favorável. Proporcionamos tratamento especial e pessoal a cada um de nossos colaboradores, pois cada um é único, com valores, princípios e ideais diferentes”, finaliza Bortoletto.

Entenda um pouco sobre cada metodologia

  • Lean Kanban: Visa a evitar falta ou excesso de produção, expor problemas e definir diretamente o que deve ser feito, sem necessitar da ajuda de superiores ou do planejamento e controle da produção. Para isso, requer estabilidade, disciplina e padronização.
  • Lean Startup: Descrito como um “pensamento enxuto”, é um conjunto de processos utilizado por empreendedores para desenvolver produtos e mercados reduzindo desperdícios. Defende a criação de protótipos rápidos, para validar ou eliminar erros e aprender o mais rápido possível, utilizando o feedback dos clientes para acelerar na prática o desenvolvimento dos produtos.
  • Scrum: Processo de desenvolvimento interativo e incremental de projetos, que utiliza o gerenciamento descentralizado, com base em agilidade e interatividade. O feedback em ciclos, entre equipes ou colaboradores, é o maior diferencial em relação ao comando tradicional. Para isso, a equipe conta com ferramentas e diretrizes que permitem uma rápida resolução de problemas e garantem que o projeto siga adiante sem interrupções drásticas.

Segundo o Diretor de Operações Rafael Cichini, os pilares em que os métodos ágeis se baseiam – confiança, transparência, responsabilidade, auto-organização e resposta às mudanças – permitem que os colaboradores fiquem a par de tudo, desde as impressões dos clientes à situação financeira da instituição. Há, também, o fortalecimento da relação entre pessoas, até mesmo fora do ambiente corporativo, em que se ajudam, inclusive em questões pessoais.

Os Pilares das metodologias ágeis

Na Just, as pessoas não são avaliadas formalmente, elas recebem feedback de qualquer colaborador da empresa quando sentem tal necessidade. Quem define se os profissionais merecem aumento de salário, ou estão prontos para serem promovidas de cargo, é o próprio time. A entrada de novas pessoas também passa por uma aprovação de todo o time, pois a empresa acredita que todos precisam estar confortáveis e confiantes com o novo integrante.

“Vivemos com pessoas que pensam de formas completamente diferentes, mas que têm a necessidade comum de fazerem parte do negócio. Os métodos corporativos ainda presentes nas empresas são baseados em processos inicialmente criados na indústria, e que já não funcionam mais com profissionais da geração Y. Para ter o melhor das pessoas é preciso oferecer liberdade para exercerem o potencial, permitindo-as propor ideias, assumir responsabilidades e riscos pelas decisões que tomam”, finaliza Cichini.

Benefícios da adoção

As mudanças de ideologia da empresa com a adoção de um pensamento ágil eliminaram a necessidade de trabalhos até a madrugada, até então algo recorrente, e aumentaram a motivação das equipes, melhorando a colaboração entre si e reduzindo a rotatividade de funcionários.

Outro benefício é o encorajamento da participação e proposição de mudanças, com o espaço aberto pela Just Digital para qualquer colaborador realizar palestra todas às sextas-feiras, sobre tema livre, a fim de compartilhar conhecimento, desenvolver sua comunicação em público e ganhar apoio de outros colaboradores para alguma melhoria que deseje realizar nos processos da empresa.

“Essa cultura é altamente benéfica para reter profissionais, incentivar a participação, a criatividade e a confiança. O clima mais solto favorece a satisfação pessoal e profissional, que refletem diretamente na qualidade de vida”, afirma o analista de desenvolvimento Jonas Erick, há sete meses na empresa.

A Just Digital é especializada em consultoria, implementação e treinamento de soluções e projetos de Enterprise Search (Busca Corporativa) e Content Management System (Gestão de Conteúdo). Sua missão é organizar informações e conteúdos de grandes empresas e torná-los acessíveis para seus clientes e colaboradores. Suas soluções elevam a produtividade, colaboração, qualidade e velocidade na entrega da informação em empresas com grande concentração de dados, conteúdos e documentos. A Just Digital é a primeira empresa parceira Google Enterprise no Brasil, e agora também na América Latina. Além disso, é empresa associada da Drupal Association e Enterprise Partner da Acquia, no produto OpenSource, com o qual trabalha desde 2008.

Imagem de abertura: 191519537 via Shutterstock.

O post Scrum, Lean Kanban ou Lean Startup? Diferenças entre as metodologias ágeis apareceu primeiro em Startupi.com.br.

ad  GGzypAY

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot