Mark Zuckerberg é um empreendedor apaixonado e determinado. Aqui estão alguns de seus traços que ajudaram o Facebook a se tornar o que é hoje
Mark Zuckerberg é tudo menos um líder ordinário.
Ele é uma máquina de mudança, um visionário que provou de uma vez por todas que é possível realizar sua paixão, monetizar isso e construir algo que realmente agrega valor para as pessoas que você está servindo.
Zuckerberg é hoje a 16º pessoa mais rica do mundo com um patrimônio líquido de 33,3 bilhões de dólares.
Mas por trás de seu sucesso tem uma história de fracassos, desmoralização por críticas e o triunfo de construir o maior site de rede social do mundo do zero.
Como um empreendedor e líder em sua própria direção, há grandes lições a retirar desse super sucesso de 30 anos auto proclamado um “geek”.
#1. Não subestime suas fraquezas
Como proprietário da sua empresa, é fácil querer encobrir sua falta de experiência em algumas áreas.
Não conseguir identificar seus pontos fracos pode impedi-lo de trazer as pessoas certas para ajudar a levar seu negócio ao próximo nível.
Zuckerberg reconhece que ele não é um homem de negócios. Tanto que ele tem a tenacidade e a aptidão para codificar e construir um site social de classe mundial mas não é um especialista em modelos de negócios e finanças.
Mas ele sabia que tinha que contratar a melhor pessoa para assegurar que o lado de negócios da sua empresa ficasse sustentável e competitivo.
Ele trouxe Sheryl Sandberg do Google para se tornar o diretora de operações do Facebook. Com suas habilidades de tecnologia e sua visão de negócios, Zuckerberg e Sandberg conseguiram construir uma empresa com um faturamento anual de 5,97 bilhões de dólares.
Muitas pessoas contratam pessoas que enxergam exatamente como elas. Aqui valorizamos muito mais o equilíbrio. É trabalhoso construir relacionamentos, mas se funciona, você acaba com um sistema muito melhor, defende Mark Zuckerberg.
#2. Tenha clareza sobre a visão global de seu produto
Zuckerberg é conhecido por sua grande missão de conectar o mundo, aumentar a liberdade e criar transparência. Para ele, o Facebook é mais do que apenas uma mídia social legal, seu produto serve uma função maior.
O fato de que ele identifica a big picture é justamente o que orienta sua empresa, o desenvolvimento de produto e os negócios em geral.
Qual valor que seu produto adiciona para seus clientes ou o público-alvo? Você irá criar um movimento?
O produto mudará a forma de como as coisas são aprimoradas? Que tipo de impacto isso terá na comunidade? Para o seu negócio funcionar é importante que você, seus funcionários e seus clientes compreendam sua grande missão.
Meu objetivo nunca foi apenas criar uma empresa. Muitas pessoas interpretam mal, como se eu não me importasse com o lucro ou qualquer dessas coisas. Mas isso não significa que uma empresa não esteja construindo algo que realmente trás uma grande mudança no mundo.
#3. Comprometa-se com seu produto
A construção de um produto do zero nunca foi fácil. Não é de admirar que muitas novas empresas ou novas empresas falhem dentro do primeiro ou segundo ano.
Zuckerberg não é imune às falhas. Embora ele tenha começado o Facemash (agora Facebook) em seu dormitório da faculdade, ele passou 6 anos codificando apenas a estrutura básica do site.
Até hoje, ele ainda está envolvido na construção e melhoria na plataforma. Para ver seu produto frutificar, não deve haver nenhuma desculpa para o não-compromisso.
A história real é provavelmente muito chata, não? Só sentamos em nossos computadores por 6 anos e programamos, afirmou Mark Zuckerberg.
#4. Adote uma atitude hacker
Nenhum produto está totalmente completo. Para demandar os clientes e atender as mudanças de tendências de compra, você precisa ser aberto o suficiente para melhorar continuamente o seu produto para o mercado.
Em sua companhia, Zuckerberg incentiva uma cultura de criatividade e melhoria. Em primeiro lugar, os funcionários são encorajados a iniciar seus próprios projetos paralelamente, juntamente com o trabalho da empresa.
Além de tudo isso, eles são obrigados a ter a melhoria do Facebook como uma prioridade.
Zuckerberg entende o que quer realizar com o seu produto e está constantemente melhorando o Facebook — desde a plataforma de anúncio ao que diz respeito a usabilidade à privacidade — para facilitar a missão da empresa.
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Este artigo foi adaptado do original, “How to Grow Your Passion-Based Business Like Mark Zuckerberg”, de Andrew Spence.Parte inferior do formulário