Se você quer fazer seu negócio crescer, é importante que acompanhe algumas métricas. Aqui está a mais importante delas
É mais fácil hoje criar produtos de tecnologia do que no passado, obviamente – e as coisas estão ficando cada vez mais fáceis.
Com mais empreendedores construindo novos produtos, a competição para atrair a atenção das pessoas está aumentando.
Muitos empreendedores costumavam pensar que a construção de um grande produto resultaria na geração de mídia espontânea e em uma grande busca para seus projetos.
Isso é bem ingênuo. Mesmo se você construir um produto maravilhoso, isso não significa que as pessoas vão querer usá-lo.
Você precisa ser maníaco por compreender como muitas pessoas estão usando seus recursos, e melhorando suas métricas ao longo do tempo.
As métricas piratas de David McClure são um modelo de valor inestimável para a análise de métricas SaaS, mas pouco têm sido escrito sobre elas.
Cada uma da métricas não são imediatamente valiosas e acionáveis quando você começa a construir um produto, mas é muito importante que você tenha um evento de ativa – isso é crítico para iniciar a medição.
O que é um evento de ativação?
Evento de ativação é o primeiro ponto onde você vai entregar o valor que você prometeu ao cliente.
Aqui estão alguns exemplos de ativaçãoo:
- Dropbox: você subir pelo menos 1 arquivo para a nuvem.
- Facebook: você se conectar com 7 amigos dentro dos seus primeiros 10 dias.
- Stack Overflow: sua pergunta ser respondida.
- Instacart: quando suas compras são entregues pela primeira vez.
- Instagram: alguém curtir suas fotos.
Os elementos-chave de um evento de ativação
Há elementos-chave de um evento de ativação que a torna valiosa:
- Acontece uma vez. Uma vez que alguém tenha sido ativado,eles não podem ser ativado novamente.
- Isso define cortes (diário, semanal, mensal) analisados ao longo do tempo.
- Ela representa um valor real para seus usuários. E não deve ser uma métrica sem importância.
- Ela lhe dá uma sensação de quão eficiente seu funil de aquisição é e o quão bom você é em levar as pessoas para enxergarem o valor do seu produto. Essa é a taxa de ativação.
Nem todo mundo que se inscreve em seu serviço será capaz de usá-lo, ou de ver valor nele.
Com o tempo, você deve otimizar o percentual de pessoas que podem usar o seu produto, e em seguida, quantas dessas pessoas realmente usam o seu produto.
Meça o seu impacto, tendo como base a ativação
Algumas coisas que você precisa estabelecer, tendo como base a sua taxa de ativação:
- Qual é a nossa taxa de ativação global?
- Qual é a nossa taxa de ativação global por canal? Por exemplo: aquisição paga (plataforma, campanha, audiência), marketing de conteúdo, mídias sociais, SEO, viralização.
- Qual é o tempo que você leva para ativar seu usuário? É possível diminuir esse tempo?
- Qual é a nossa retenção de usuários ativados ao longo do tempo? Se um usuário não ativar, eles não irão usar o seu produto ao longo do tempo. Ao se concentrar nessa taxa, você pode otimizar o seu objetivo.
- Como a nossa taxa de ativação melhora ao longo do tempo?
Quando você deve iniciar o rastreamento de sua ativação
Quando você está construindo o seu primeiro produto, você deve estar falando com todas as pessoas que usam ele.
Depois de passar por aqueles primeiros 100 usuários, é difícil falar com todos. Isso é quando se tem um evento de ativação que vai lhe dar uma indicação de que as pessoas veem valor no seu produto.
Mesmo em seus primeiros dias, é importante ter uma ideia do que você espera que as pessoas façam em seu aplicativo e como eles vão realizar essa tarefa.
Depois, enquanto você for crescendo, você vai aprender mais sobre seus usuários, o seu negócio, e como otimizar o processo e seu evento de ativação ao longo do tempo.
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Este artigo foi adaptado do original, “The Metric Watched by Top Startup Growth Teams”, do Hubspot.