Pesquisa do IEG revela que líderes buscam desafios e oportunidades para criar
O apagão de talentos é item crítico na agenda de nove em cada dez executivos. Com a economia aquecida no país, atrair, formar e reter líderes é um dos principais desafios dos dias de hoje. A novidade é que já não bastam ótimos salários.
Segundo pesquisa do Instituto de Engenharia de Gestão (IEG) ter autonomia nas decisões é o principal desejo dos líderes de projetos das 48 empresas pesquisadas pelo Instituto.
Os mais de 50 profissionais pesquisados pelo IEG têm entre 35 e 45 anos e querem ter a oportunidade de inovar constantemente. 30% dos entrevistados citaram que a possibilidade de criar é o item que mais os atrai no momento de liderar um projeto e 28% citaram a existência de desafios constantes.
Dinamismo da carreira e a possibilidade de crescimento profissional ficaram com 21% e 19% dos votos respectivamente. No entanto, apenas 7% dos líderes considera atraente a possibilidade de maior remuneração.
Estes profissionais acreditam que um dos principais pontos a ser melhorado dentro das empresas em que trabalham é o plano de carreira transparente. 50% dos líderes disse que a carreira de projetos não se adéqua as necessidades da empresa.
Além disso, 52% dos líderes afirmou que a carreira de projetos de outras empresas é mais competitiva do que a oferecida por sua empresa atual, o que pode ocasionar a perda de profissionais para outras companhias.
O estudo do IEG foi realizado com 54 líderes de projetos de Construtoras, Industriais e EPCistas (Engenharia, Suprimentos e Construção), entre 35 e 45 anos, de 48 empresas.
Conheça a formação dos líderes pesquisados:
- 50% – engenharia civil.
- 19% – engenharia mecânica.
- 10% – arquitetura.
- 6% – engenharia química.
- 2% – outros.
- 43% – graduação.
- 36% – MBA.
- 14% – pós-graduação.
- 7% – mestrado.
___
Sobre o IEG: O Instituto de Engenharia de Gestão é uma empresa do Grupo Visagio focada em Desenvolvimento de Pessoas (RH) e Inteligência de Mercado. Mais informações em www.institutodegestao.com.