X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Colaborativo

5 coisas que todo empreendedor deve saber para aparecer na mídia


Entender como a imprensa funciona é a melhor arma para ganhar suas páginas

Conquistar espaço editorial em veículos de comunicação não depende só do potencial do seu negócio.

Pode ser a melhor ideia do mundo, mas se o jornalista não tiver acesso a isso, se ele não conseguir as informações que precisa, não existe publicação. Conhecer as engrenagens da imprensa é meio caminho andado para emplacar uma matéria na mídia.

#1. Matérias não são pagas

O espaço editorial de sites, revistas, jornais e outros meios de comunicação só pode ser conquistado com conteúdo relevante e de interesse público. Se o seu negócio tiver esse apelo, ele pode atrair a atenção da mídia, mas essa atração é espontânea, ou seja, não envolve transações financeiras e a palavra final não é sua.

É bem diferente de anúncios publicitários, que são pagos e a publicação sai tal qual foi encomendada, sem alterar uma vírgula. A boa notícia é que sair na imprensa traz muito mais credibilidade – e clientes! – do que uma propaganda.

#2. Novidade e exclusividade: o arroz-feijão da mídia

Quanto mais inovadora for a sua ideia, maior o potencial de ela ganhar destaque na imprensa. Se seu alvo são grandes publicações, a carta na manga é guardar a exclusividade de divulgação para elas.

Ao lançar um novo serviço, por exemplo, evite falar sobre ele no blog que alimenta em seu site, muito menos em outros portais, senão deixará de ser notícia em primeira mão e os veículos podem se desinteressar pela divulgação.

O negócio é ser o primeiro a anunciar o seu negócio, então vá direto à mídia que quer alcançar.

#3. Jornalistas investigam seu negócio antes de escrever

Parece óbvio, mas não é. Estimo que mais da metade do interesse do jornalista vai embora se o site da sua empresa for mal construído, desatualizado ou estiver com bugs.

E isso cai para algo próximo de zero se nem sequer existir uma página na web. É fácil entender, já que a primeira referência que jornalistas e leitores buscam ao se deparar com um novo produto/serviço é o site da marca. Portanto, organize “a casa” antes de receber as visitas.

#4. A mídia não espera

Na imprensa, tudo é para ontem, os prazos são curtíssimos. Levar 2 dias para responder um e-mail ou não atender 2 ligações no mesmo dia pode acabar com suas chances de aparecer na mídia.

Por isso, seja o mais solícito e disponível possível se um jornalista quiser fazer uma matéria sobre seu negócio – às vezes quinze minutos são mais que suficientes para atendê-lo.

Caso contrário, ele pode ir atrás da concorrente e fazer uma matéria sobre ela.

#5. Uma boa foto = Uma boa matéria

Imagens bonitas e em alta resolução dobram as chances de publicação e destaque de uma matéria.

Mais: no caso da divulgação de produtos, elas são imprescindíveis. Isso porque, em qualquer mídia, texto anda de mãos dadas com a arte. Pode reparar: quantas matérias sem foto (nem ilustrações, nem nada) você vê publicadas?

Assim, vale tirar algumas fotos de qualidade para disponibilizar à imprensa. Dê preferência a imagens criativas, divertidas, coloridas. Se você tem uma esmalteria, por exemplo, tire uma foto abraçando muitos esmaltes!

___

Este texto foi escrito por Jéssika Morandi, jornalista que trabalha com PMEs na assessoria de imprensa e marketing digital Press Works.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot