X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Colaborativo

Brazil, o país do pão e circo. Até quando?

Pão e circo

Enganam-se, as pessoas que pensam que esse texto é endereçado aos políticos brasileiros.


Enganam-se, as pessoas que pensam que esse texto é endereçado aos políticos brasileiros

Diversas empresas solicitaram proposta de palestra para a festa de encerramento de ano para seus colaboradores.

Com todo carinho, minha equipe e eu, elaboramos um programa especial, tanto no conteúdo quanto nas condições comerciais.

Coincidentemente, duas dessas empresas retornaram dizendo que, ao consultarem os colaboradores, ficou decidido que a preferência da maioria foi por churrasco, cerveja e pagode.

Não que eu não goste, ou seja contra churrasco, cerveja e pagode, ou qualquer estilo musical (com algumas exceções, claro), afinal, um dos prazeres da vida é se divertir.

No entanto, o que realmente me deixa indignado, e preocupado, é a comparação entre as opções oferecidas aos colaboradores. Palestra ou churrasco?

Alimentar a cultura, o pensamento, a alma ou fartar-se de comida e bebida?

Alguma semelhança à política do Pão e Circo criada pelos antigos romanos?

…Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma. A escravidão gerou muito desemprego na zona rural, pois muitos camponeses perderam seus empregos. Esta massa de desempregados migrou para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do Pão e Circo. Esta consistia em oferecer aos romanos, alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente acabava esquecendo os problemas da vida, diminuindo as chances de revolta.

Brasil: o país do pão e circo?

Brasil: o país do pão e circo?

É preciso repensar os caminhos, especialmente as pessoas que são formadoras de opinião, para pararmos de criar Lewandowski’s e Cachoeira’s, e orar para que Joaquim’s Barbosa’s nos libertem da corrupção que só existe, sobrevive e cresce em razão da nossa omissão e imbecilidade.

Definitivamente enquanto tivermos colaboradores medíocres, líderes medíocres e atitudes medíocres, teremos empresas medíocres.

___

Este artigo foi escrito por Maurício Seriacopi. Conheça mais sobre Maurício em http://www.opalestrantequetransforma.com/.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot