X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Destaques

3 perguntas que revelam tudo

perguntassimplespodemrevelartudooqueprecisasabersobreoentrevistado

3 perguntas simples que podem revelar tudo o que precisa saber sobre um candidato que entrevista para uma vaga de emprego. O Jornal do Empreendedor ensina como interpretar as respostas.


Contratar as pessoas certas pode ser essencial para o sucesso de seu empreendimento. Aqui está uma forma simples de conhecer seu candidato ao emprego e saber se ele se encaixa em seu perfil.

3 perguntas simples podem revelar tudo o que precisa saber sobre o entrevistado

3 perguntas simples podem revelar tudo o que precisa saber sobre o entrevistado

Entrevistar candidatos para uma vaga de emprego é uma tarefa difícil, especialmente porque alguns candidatos parecem muito melhores durante a entrevista do que depois, quando já estão trabalhando. Para ajudar com isso, publicamos hoje uma técnica simples mas incrivelmente efetiva, ensinada por John Younger, CEO da Accolo, provedora de soluções para recrutamento.
Aqui está o modus-operandi: Apenas inicie pelo começo da vida profissional de seu candidato e evolua para os trabalhos subsequentes. Seja rápido e não se atenha a detalhes. Não faça muitas perguntas, pelo menos não agora. Se concentre nas três questões principais, repetindo-as a cada emprego citado:

1. Como você ficou sabendo sobre o trabalho?
2. O que te atraiu neste emprego, antes de começar a trabalhar?
3. Porque você saiu de lá?

“O que é interessante”, diz Younger, “é que, depois de poucos minutos, você terá aprendido coisas sobre o candidato que nunca conseguiria de outra forma”.
Aqui está o motivo:

1. Como você ficou sabendo sobre o trabalho?

Classificados no jornal, anúncios online, agências de empregos gerais – muitas pessoas encontram seus primeiros trabalhos desta maneira. No entanto, um candidato que continua a encontrar trabalhos sucessivos de maneira aleatória, sem um critério de escolha, provavelmente não decidiu o que pretende fazer da vida. E isso significa que ele também pode não ter um interesse particular em trabalhar com você. É apenas mais um trabalho. E isso pode significar que o candidato não consegue construir laços com as pessoas com quem trabalha.

2. O que te atraiu neste emprego, antes de começar a trabalhar?

O entrevistado deve descrever as razões que o levaram a escolher determinado emprego com algo mais específico do que “era uma grande oportunidade”, “pela chance de aprender”, ou “mais um passo na minha carreira”. Os melhores funcionários não trabalham bem por conta das possíveis promoções ou melhores salários. Eles trabalham bem por gostarem do que fazem, e as promoções e salários são consequência merecida disso. Isso significa que ele sabe o que quer e que tipo de trabalho o motiva.

3. Porque você saiu de lá?

Às vezes, as pessoas trocam de emprego por uma oportunidade melhor. Outras, por conta de salários. Há ainda aqueles que não se deram bem com o patrão, colegas de trabalho, ou que têm uma grande história para contar. Resista à curiosidade, não peça detalhes e não julgue. Nesta etapa o candidato estará mais aberto e falará por conta própria. Ouça e guarde o que precisa. Algumas conclusões são óbvias: se ele teve problema com todos os patrões anteriores, é possível que tenha com você; pode ser que ele não saiba trabalhar em grupo, então sua vaga pode sair de seu perfil.

Pergunta bônus:
Quantas pessoas você contratou e onde as encontrou?

Digamos que está entrevistando candidatos para um cargo de liderança. Que tal saber o que seus subordinados pensam sobre ele? Além disso, buscar uma equipe de pessoas que já trabalharam com ele e têm uma boa impressão sobre sua liderança pode ser uma maneira de acelerar o processo de interação do grupo. Assim, o líder já conhece as habilidades e defeitos de cada um, o que agiliza o trabalho.

Adaptado de texto de Jeff Haden, originalmente publicado na Inc.com.

Gostou? Assine o Jornal do Empreendedor e receba novidades direto no seu email:

Todos os dias, você recebe no seu email um apanhado geral das notícias do Jornal do Empreendedor. Fique sempre atualizado com o que há de mais recente no mundo do Empreendedorismo no Mundo. Assine grátis agora.

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot