Ok, isso foi exagerado. Não há como garantir que você vencerá em todos os startups que participar, mas vamos dizer que em pelo menos 92.59% deles sim. Candace Klein conseguiu.
Ela é a fundadora de uma nova plataforma de compartilhamento chamada SoMoLend, e ganhou 25 das 27 competições de startup que participou. Perguntamos a Klein como ela fez isso.
1. Tenha um mentor
Muitas competições startups oferecem aos competidores iniciantes a chance de se conectar com um mentor. “Faça isso”, diz Klein, que esteve ligada a um mentor em cada competição que participou. “Nós precisamos ter mentores midiáticos que nos levem à imprensa. Eu tive um mentor que me ajudou a negociar os termos de um contrato. Qualquer um que entre nas competições de negócios deveria fazê-lo por meio de um mentor. Chega a ser um erro não seguir esta regra”.
2. Mantenha-se simples
É fácil ser complicado – estragar sua apresentação vomitando um amontoado de detalhes técnicos, por exemplo. Isso não atrairá os investidores.
“Se você tem um conceito complicado, simplifique-o“, explica a startup. “Mesmo que você tenha um grupo de matemáticos e engenheiros lhe assistindo, é possível que nenhuma das suas explicações complicadas lhes seja novidade. Por isso, simplifique até que uma criança da terceira série possa compreender”.
3. Arrume as malas
Klein entrou e ganhou competições em universidades de ponta a ponta dos Estados Unidos. E esteve em todas elas.
“É importante participar pessoalmente, investir seu tempo nisso”, diz Klein. Portanto, deixe as malas prontas para as possíveis viagens.
4. Seja você mesmo
Você não é Mark Zuckerberg (se estiver lendo isso, Mark, desculpe-nos). Então, não tente ser. Em uma apresentação, apenas seja você mesmo.
“Se é um cara engraçado, seja engraçado. Se gosta de contar histórias, faça. Se é uma pessoa doce, seja doce. Os juízes gostam de apostar no piloto. O carro em si pode agradá-los ou não, mas é pelo piloto que eles querem torcer. É mais fácil conseguir dinheiro de investidores que gostam de você, e não da sua ideia”.
5. Participe de muitas competições
Ela recomenda que cada startup entre em pelo menos cinco competições. Se você não ganhar, vai aprender a tentar. “A razão é que esta prática faz com que você fique de frente com os investidores. Trata-se de algo estressante e intimidador, mas é uma coisa boa”.
6. Mas evite as que não têm um prêmio em dinheiro
Obviamente, Klein participou de bem mais do que 5 competições. Mas evitou as que não tinham prêmios em dinheiro. “Eu não sei se ganhar estas competições faz com que se torne o startup um negócio de sucesso. Nós continuamos sendo startups. Portanto, não ofereça seu talento de graça”.
Adaptado de texto de Tim Devaney e Tom Stein, originalmente publicado na Read Write Web.